home

Alunos do Colégio São Luís participam de mostra de Teatro

Os alunos do Colégio São Luís participam da 8ª edição do Projeto Conexões de Teatro Jovem, que acontece entre os dias 6 e 23 de novembro, em São Paulo. A iniciativa, que reúne estudantes entre 12 e 19 anos, é a versão nacional do renomado Connections, do National Theatre de Londres (Inglaterra).

O objetivo do Projeto é dar espaço para a produção de peças feitas por jovens e para jovens com temas para reflexão e aprendizado. Para isso, reúne grupos de teatro de escolas públicas, particulares e independentes. A cada ano, a iniciativa convida autores renomados, do Brasil e do exterior, para escrever peças inéditas. Em 2014, as peças abordam temas da atualidade, como a escassez de água, a questão política e os conflitos sociais. Além disso, presta uma homenagem aos 450 anos de William Shakespeare. 

Um dos destaques dessa edição é a peça A Voz do silêncio, de José Arthur Ridolfo, ex-aluno do Colégio São Luís, que estreia como dramaturgo. “Tudo o que vivi no Conexões me ajudou a seguir e decidir pelas áreas da Literatura e das Artes Cênicas, além disso, todos os textos que encenei foram de altíssima qualidade, e, praticamente, todos os que li serviram de inspiração para escrever o meu próprio texto”, afirma Ridolfo.

O autor, que participou do Projeto de 2007 a 2011, destaca a importância do relacionamento com as pessoas que integram a iniciativa. “A convivência com os grupos e os profissionais envolvidos, como professores, atores e dramaturgos, contribuiu para minha formação pessoal e profissional. Esse é um projeto inteligente, divertido e com objetivo nobre”, ressalta Ridolfo.

Outros destaques serão as apresentações de Mentiroso, comédia fantasiosa escrita por Gregory Burke, ganhador do prêmio Critics Circle de Dramaturgo Mais Promissor. E da obra Anoesis, do grupo escocês Junction 25, formado por jovens com idades entre 11 e 18 anos, que pesquisa o teatro contemporâneo no Tramway Theatre, em Glasgow, na Escócia. “A interação entre os dois países, Escócia e Brasil, nesta edição do Conexões foi muito inspiradora” diz Malu Penna, do British Council responsável pela vinda dos jovens escoceses para o Conexões. Cerca de 300 estudantes participam dessa edição do Projeto.

 

Serviço:

8ª Mostra Conexões de Teatro Jovem – De 6 a 23 de novembro

Local: Teatro Cultura Inglesa

Endereço: Rua Deputado Lacerda Franco, 333, Pinheiros | São Paulo (SP)

Ingressos gratuitos (bilheteria abre uma hora antes de cada apresentação)

Mais informações no site www.conexoes.org.br.

 

 Fonte: Colégio São Luís

Compartilhe

Últimas notícias