home

Arcebispo de Olinda e Recife preside missa da festa do Santuário de Fátima 

A Missa de Nossa Senhora de Fátima atraiu uma multidão de fiéis que lotou o Santuário dedicado à Santa, na segunda-feira (13) à noite, no bairro da Boa Vista, em Recife (PE).

Presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, a missa foi concelebrada pelo reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), padre Pedro Rubens, SJ, e pelo reitor do Santuário, padre Antônio Mota, SJ.

Entre cânticos e orações, muita gente se emocionou com o legado e as mensagens de fé de Nossa Senhora de Fátima. Houve quem acompanhasse a missa pelo sistema de som instalado na área externa.

Durante a homilia, Dom Paulo Jackson lançou reflexões sobre a figura de Maria, a quem chamou de “peregrina da fé”, e sua relação com a humanidade, fazendo referência ao Antigo Testamento, especialmente à passagem de Gênesis capítulo 3, versículo 15, em que Adão e Eva simbolizam toda a humanidade. No trecho bíblico, Deus questiona a postura humana diante da vida e da fidelidade ao seu projeto de amor, destacando a tendência das pessoas em atribuir responsabilidades aos outros.

Ainda na homilia, o Arcebispo falou sobre a importância de “colocar o coração em Deus”, o que, segundo ele, nos leva a descobrir o próximo e nos conecta profundamente ao amor comunitário por meio da oração. Ele defendeu a construção de uma sociedade pacífica e reconciliadora. Além disso, enfatizou a mensagem de Fátima como um chamado à paz e à conversão, para transformar o mundo de acordo com o “coração” de Deus: “Orando, nós nos descentramos para que o centro da nossa vida se coloque no colo de Deus, nas mãos de Deus. E quando nós permitimos que Deus seja o centro da nossa vida, nós redescobrimos o irmão. É uma dinâmica tão bonita. A oração, longe de nos afastar do próximo, ao contrário, nos conecta profundamente ao próximo e ao amor comunitário. A mensagem de Fátima propõe a paz. Somos mensageiros e construtores de paz”.

Padre Mota fez questão de agradecê-lo em público e foi bastante aplaudido. Logo depois, ao som da banda da Polícia Militar e de um trio elétrico, ladeado por 16 alunos da Escola de Aprendizes Marinheiros, fiéis saíram em procissão seguindo a imagem de Nossa Senhora de Fátima pelas ruas do Centro do Recife.

Compartilhe

Últimas notícias