home

Artigo e vídeo sobre Santo Alberto Hurtado

Fátima Barbuto, teóloga, leiga e orientadora de Exercícios Espirituais. 

Hoje, 18 de agosto, celebramos Santo Alberto Hurtado.

Em 2003, durante meu curso de teologia, estudando a história da Igreja no Chile, deparei-me com padre Hurtado. Me encantou saber das tantas obras que ele havia feito. Lendo mais, descobri que era jesuíta; continuei pesquisando e soube que havia sido declarado beato! Dois anos depois foi declarado santo!

Um santo moderno, do Século XX, exemplo muito concreto de vida em missão. Alegre, acolhedor, uma vida doada a serviço de Deus, no cuidado do outro, especialmente do pequeno, do frágil, de quem necessitasse.

Conheça sua história

Alberto Hurtado Cruchaga nasceu em 1901, em Viña del Mar, Chile. De família muito pobre, graças a uma bolsa pode estudar no Colégio dos Jesuítas em Santiago, onde conheceu e se tornou membro da Congregação Mariana.

Entrou no noviciado da Companhia de Jesus em 1923, indo estudar em Córdoba (Argentina). Seguiu os estudos em Louvain (Bélgica), onde foi ordenado, em 1933.

Em 1936, retornou ao Chile, ensinando religião no Colégio Santo Inácio e Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica, sendo aí encarregado da Congregação Mariana. Contagiou os estudantes com seu amor aos pobres e, juntos, iniciaram um trabalho de acolhida às pessoas que vivam nas ruas; não apenas proviam acomodação aos desabrigados, mas criaram um ambiente quase familiar; esta obra se tornou o El Hogar de Cristo – O Lar de Cristo em português.

Foi transferido várias vezes e, em cada lugar onde esteve, dava os Exercícios Espirituais e criava espaços de acolhida. Fundou a revista Mensaje em 1951, com a finalidade de, nas palavras do próprio padre Hurtado: formación religioso-social-filosófica. ¡Orientar! Ser el testimonio de la presencia de la Iglesia en el mundo contemporáneo. No sería de carácter literario, ni tampoco piadoso, sino más amplia: de orientación”

Seu modo de ser e proceder conquistou muitas pessoas, laicos a serviço da Igreja e vocações religiosas e sacerdotais.

Um câncer de pâncreas, muito doloroso, o levou ainda jovem, em 18 de agosto de 1952.

Foi beatificado em 1994 e canonizado em 2005. Foi construído, nesse processo, no Chile, a Fundação Padre Hurtado e um Santuário.

Inspirações

Pablo Coloma, SJ, compôs e canta a música Amar Sin Descanso sobre a vida do padre jesuíta Alberto Hurtado! Leia, ouça – pode lhe ajudar a conhecê-lo um pouco mais!

Alguns dos escritos de Santo Alberto Hurtado foram reunidos num livro, lançado em 2005, pela Edições Loyola, “Um fogo que acende outros fogos”. Título muito condizente com quem é Santo Alberto Hurtado!

Pe. Laércio Lima, SJ, também nos leva a refletir um pouco sobre essa história em seu canal no YouTube.

Conheça mais sobre a Rede Servir em: redeservir.com.br

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários