home

Compromisso e solidariedade com a Universidade Centro-Americana – UCA

… “Diante de imensos desafios e mesmo de fracassos aparentes,
ainda ousamos sonhar que com eles criaremos um mundo
diferente, porque conhecemos Aquele ̈que tem o poder de realizar,
por sua força agindo em nós, infinitamente mais que tudo que
possamos pedir ou pensar ̈ (Ef 3,20). Por isso mantemo-nos firmes,
̈os pés calçados com o zelo em anunciar a Boa Nova da Paz ̈ (Ef,
6,15).” CG36

No dia 16 de agosto de 2023, os Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe receberam com dor e tristeza a notícia da injusta decisão de confiscar os bens da Universidade Centro-Americana – UCA, em Manágua, pelo atual governo nicaraguense.

O trabalho realizado pela comunidade acadêmica da UCA desde 1960 é prova incontestável do esforço e do compromisso com a formação de gerações de jovens nicaraguenses, da busca constante por melhores práticas educacionais, colaborando com o desenvolvimento do país e seguindo a missão da Companhia de Jesus e da Igreja Católica na Nicarágua.

É lamentável e escandaloso ver o Governo da Nicarágua utilizar meios autoritários e acusações sem qualquer fundamento na realidade para confiscar a universidade. As acusações são falsas, infundadas e, de forma autoritária, estão a retirar o direito básico e inalienável a um processo justo e à legítima defesa.

Diante de tudo isto, somos solidários com toda a comunidade da UCA, com a Província Centro-Americana da Companhia de Jesus e com todo o povo da Nicarágua que sofre por causa desta ação arbitrária e de tantas outras que foram tomadas nos últimos anos.

A UCA junta-se a outras obras da Igreja Católica e a muitas outras da sociedade civil que sofreram acusações e decisões confiscatórias semelhantes. Por isso, reafirmamos o nosso apoio e juntamo-nos à petição ao governo da Nicarágua para que reverta a decisão confiscatória, corrigindo as medidas tomadas e abrindo um diálogo baseado na verdade dos factos, na liberdade e na garantia de uma educação de qualidade para os jovens do país.

Permanecemos firmes em nossa fidelidade a Jesus de Nazaré e nos unimos em comunhão na missão realizada pela Província Centro-Americana através da UCA. #TodosSomosUCA

Superiores Provinciais da Companhia de Jesus
na América Latina e no Caribe

Compartilhe

Últimas notícias