home

Assessor da CNBB fala sobre CF-2024, no Colégio Anchieta

O Colégio Anchieta de Nova Friburgo (RJ), com apoio da Diocese local, realizou no sábado (24) uma conversa sobre a Campanha da Fraternidade 2024 (CF), conduzida pelo assessor de campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pe. Jean Poul Hansen. O evento foi transmitido pelo YouTube do Colégio, podendo assim ser compartilhado com o público em geral e, especialmente, com as demais unidades da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE).

Além do bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, também participaram do evento, a  diretoria do Colégio, religiosas, representantes de movimentos e pastorais da Diocese, representantes de escolas, professores, pais de alunos, entre outros.

Pe. Jean Poul apresentou um panorama da CF, que está completando 60 anos. Recordou o início da Campanha no Nordeste, por Dom Helder Câmara. Em seguida, explicou sobre a escolha do tema da atual CF Fraternidade e Amizade Social e o lema ‘Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8), enfatizando que as primeiras reuniões acerca desta Campanha aconteceram em 2022. “O que havia no coração dos bispos em 2022? Doía no coração do episcopado brasileiro o empobrecimento dos nossos relacionamentos”, recordou o assessor destacando que na Encíclica Fratelli Tutti o Papa Francisco aponta a amizade social como um remédio para esse mundo envolto em sombras.

A respeito do objetivo geral desta Campanha da Fraternidade, o assessor explicou que aconteceram diversas ponderações do Conselho Episcopal até chegar a esta versão final do objetivo: “Despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos”.

Pe. Jean Poul trouxe à tona a lógica Sinodal enfatizando a importância de todos alargarmos o espaço da nossa tenda, sendo este um importante passo para a cura do hiper individualismo, tão presente na sociedade atual.  

Dom Luiz Antonio agradeceu ao Pe. Jean Poul pela presença e pelas palavras e concluiu. “Só vamos alargar a nossa tenda se sairmos da nossa tenda. Enquanto estivermos em nossos esquemas, na nossa bolha, não vamos alargar o espaço do nosso coração”. Para assistir a apresentação, acesse  https://www.youtube.com/watch?v=KSvJd-fiv44

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários