home

Organizações jesuítas atenderam mais de 100 mil refugiados ucrânianos desde o início da guerra

Desde o início da guerra na Ucrânia, as organizações jesuítas serviram e acompanharam 100.765 pessoas que fugiram da violência. Coordenada pelo JRS Europa e pela Rede Xavier, em colaboração com ONG e parceiros locais, a Companhia de Jesus tem prestado ajuda de emergência, abrigo, apoio psicossocial, educação e integração, entre outros serviços.

Alberto Ares Mateos, SJ, diretor regional do JRS Europa, destacou: “Desde o primeiro dia, temos acompanhado os refugiados que fogem da guerra com uma resposta holística coordenada na Ucrânia, nos países vizinhos e em toda a Europa. Embora possa já não estar nas capas dos jornais, esta crise ainda está a desenrolar-se e estamos empenhados em fornecer apoio a longo prazo.”

“Os nossos corações estão cheios de esperança com os muitos testemunhos dos refugiados e das comunidades de acolhimento que abraçam a solidariedade e a integração. Eles continuam a mostrar-nos que num contexto cheio de dor, stress e tristeza, a esperança ainda está viva. Estamos imensamente gratos à solidariedade contínua de muitas pessoas, fundações e organizações generosas que confiam no trabalho da Companhia de Jesus.”

À medida que a emergência continua, as necessidades dos refugiados evoluem e a resposta precisa ser adaptda. Enquanto durante o primeiro ano mais de metade das atividades de apoio se destinavam à ajuda de curto prazo e de emergência, em 2023 esse número caiu para 17%. Entretanto, as atividades de médio prazo, como habitação e educação, mais do que duplicaram, passando de 20% para 52% em 2023. No entanto, o maior aumento foi no acompanhamento de longo prazo, mais do que triplicando, de menos de 10% em 2022 para 31% em 2023.

A Proposta Única, que foi apresentada em julho de 2022 após uma avaliação aprofundada das necessidades, abrange uma ampla gama de serviços a serem prestados a um número originalmente projetado de 73.168 pessoas ao longo de três anos. Desde então, tem sido continuamente revisto e ampliado com avaliações anuais das necessidades.

Ela aborda as necessidades dos ucranianos deslocados à força em toda a Europa, desde resposta humanitária imediata e assistência de emergência na Ucrânia e em seus países vizinhos, até programas de longo prazo para promover e integrar refugiados. Portanto, beneficiará pessoas deslocadas internamente, refugiados de nacionalidade ucraniana e refugiados de outras nacionalidades, deslocados pelo conflito na Ucrânia.

Faça o download da ficha informativa para saber mais sobre a Proposta Única, a resposta coordenada da Companhia de Jesus. Ou visite jrseurope.org/en/project/the-one-proposal/ para ler o relatório completo, bem como dezenas de histórias de pessoas atendidas. Você também pode encontrar mais informações sobre como doar e/ou tomar medidas para ajudar refugiados e outras pessoas deslocadas à força.


Fonte: Jesuits.Global

Fotos: Sergi Camara/JRS, JRS Roménia, JRS Polónia

Compartilhe

Últimas notícias