home

Caderno IHU Ideias traz debate sobre discurso da razão

foto
 
fotoEm sua 188ª edição, os Cadernos IHU Ideias (Instituto Humanitas Unisinos) traz o texto “Os riscos e as loucuras dos discursos da razão no campo da prevenção”, de Luís David Castiel (foto), pesquisador do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública – FIOCRUZ.
 
A abordagem se concentra na “ideologia da prevenção generalizada”. A partir de uma visão crítica, Castiel aponta os problemas da chamada hiperprevenção e os altos níveis de ansiedade que a sociedade alcançou, buscando o controle supremo sobre qualquer evento que fuja “à normalidade ou a previsibilidade”. Para tanto, propõe um itinerário narrativo que perpassa desde escritos de Lewis Carrol e as estrambólicas aventuras de Alice, os horrores do Holocausto da II Guerra Mundial até a discussão suscitada pelo processo de exorcismo de Anneliese Michel nos anos 1970.
 
Esta e outras edições dos Cadernos IHU Ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU ou solicitados pelo endereço humanitas@unisinos.br. Mais informações pelo telefone (51) 3590-8247. A partir de 27 de junho esta edição estará disponível na íntegra, em PDF, no site do IHU.
 
Fonte: IHU Online

Compartilhe

Últimas notícias