Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Colégio Medianeira promove intercâmbio

  • Postado em: 10 de outubro de 2016
06-10-2016-colegio-medianeira-intercambio-1
Em setembro, participantes do programa de intercâmbio contaram um pouco das histórias vivenciadas em outros países

O intercâmbio é uma das maneiras de estimular a busca por conhecimento, possibilitando o acesso a novas culturas. O Colégio Medianeira prepara seus alunos para que possam vivenciar essa experiência em diferentes contextos e realidades.

Para Alessandro França Quadrado, responsável pelos alunos intercambistas e pelo Serviço de Convivência Escolar (SOCE) do Ensino Médio, vê no intercâmbio uma possibilidade de enxergar, ler e compreender o mundo de maneira ampla e profunda, além de permitir perceber a si mesmo por meio de uma nova perspectiva. “Muito se diz no campo da interculturalidade que 1+1=3. É um cálculo razoável quando se pensa que uma cultura em contato com uma outra cultura pode gerar uma terceira cultura, híbrida, ampla e respeitadora das diferenças”, explica o educador que, em setembro, reuniu os participantes do programa de intercâmbio para que contassem um pouco de suas histórias fora do país.

O aluno da 3ª Série do Ensino Médio, Paulo Henrique Sandrini Adamczyk, intercambista do Medianeira no Canadá, conta que a experiência em outro país foi muito rica. “A cultura é bastante semelhante, mas a rotina e a dinâmica da cidade são muito diferentes. Comparar como as coisas são lá e como funcionam aqui faz com que a gente reflita”, disse.

Segundo Helena Nunes, aluna da 3ª Série do Ensino Médio e que está morando no Canadá, a viagem é transformadora, oferecendo ao estudante autoconhecimento e autonomia. “Você ganha independência muito rápido, passa a se conhecer e perde o medo de falar uma língua diferente. Não é só aprender a cultura do país em que você está, mas também a cultura dos países de outros estudantes de intercâmbio”, afirma.

Partilha e acolhida

Tão importante quanto preparar o educando para o mundo é saber acolher quem escolhe o Medianeira como casa durante um programa de intercâmbio. Alessandro comenta que é fundamental proporcionar experiências de troca e partilha com os estudantes estrangeiros que chegam ao Colégio.

Recém-chegada da Turquia, Buket Sahin, que está cursando a 2ª Série, ficou surpresa ao perceber as similaridades entre a cultura e os costumes de seu país e o Brasil. “A maior diferença é mesmo o idioma. Eu já sei algumas expressões como ‘olá’, ‘bom dia’, ‘como vai você?’”, comentou. Para ela, todo dia é um momento de dividir aprendizagens e descobertas.

A sensação é compartilhada com o estudante mexicano Eduardo Guzman Manzano, que cursa a mesma série. “Eu imaginava tudo muito diferente. Curitiba é uma cidade bastante avançada, tem, por exemplo, o melhor ônibus que já vi. É tudo muito organizado”, disse Eduardo, que comentou ainda sobre a curiosidade dos brasileiros pelo seu povo. “A primeira coisa que eles me perguntaram foi sobre o que comíamos. Queriam saber o que eu gosto de fazer, como é minha rotina.”

A experiência do intercâmbio pode ser resumida pelo ensinamento deixado pelo padre Pedro Arrupe de que “somos mais quando nos abrimos aos demais”, pois é o momento em que o sujeito descobre que carrega consigo uma cultura única, porém nunca superior ou inferior a outra.

 

Fonte: Colégio Medianeira (Curitiba/PR)

Compartilhe

AnteriorAnteriorColaboradores da ETE FMC fazem os Exercícios Espirituais
PróximoCEAS elege nova diretoria e anuncia Ano JubilarPróximo

Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Valdivino Teixeira de Carvalho, SJ

Comunidade da Unicap celebra Missa de Natal em clima de despedida ao reitor Padre Pedro Rubens

Universidades jesuítas: promovendo uma missão compartilhada de transformação social

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados