Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Colégio Medianeira realiza o 1º Simpósio de Práticas Inovadores

  • Postado em: 8 de novembro de 2023

Nos dias 25 e 28 de outubro, o Colégio Medianeira, de Curitiba (PR), promoveu o 1º Simpósio de Práticas Inovadoras para todos os seus educadores. O evento teve como objetivo discutir a integração adequada das tecnologias no ambiente educacional e como elas podem proporcionar um leque de oportunidades de aprendizado, incentivando a criatividade dos estudantes, a colaboração e a resolução de problemas.

A abertura do evento contou com uma palestra do diretor da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), professor Fernando Guidini, além das participações do diretor-geral do Colégio, Pe. Nereu Fank, SJ, do diretor acadêmico, Carlos Torra, e da equipe do Centro de Formação Cristã e Pastoral.

Mais de cem autores e coautores participaram de mesas temáticas e oficinas internas, em um momento rico em aprendizagens. Foi possível conhecer projetos e ideias dos colegas, a partir de seis eixos: Educação e Tecnologias; Metodologias Ativas e Protagonismo Estudantil; Integração Curricular e Pesquisa; Sustentabilidade e Cidadania Global; Inclusão e Diversidade; e Acompanhamento, Avaliação e Mapa de Aprendizagens.

O orientador pedagógico, Mayco Delavy, que também faz parte da comissão do Simpósio, lembra que valorizar as metodologias ativas na sala de aula é empoderar os estudantes para que sejam protagonistas de seu próprio aprendizado. “Ao permitir que os alunos conduzam investigações, debates e projetos, a educação deixa de ser um processo passivo e se torna uma experiência significativa, estimulando a autonomia, a responsabilidade e o senso crítico”, comenta Mayco. Porém, ele também afirma que as metodologias, por melhores que sejam, não substituem o papel do professor e da professora, profissionais que propiciam aos estudantes empatia, respeito, paixão, motivação e esperança.

Compartilhe

AnteriorAnteriorSantuário de Fátima, no Recife, acolhe a Articulação Igreja em Saída
PróximoCasa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida, de Fé e Alegria, completa cinco anosPróximo

Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Valdivino Teixeira de Carvalho, SJ

Comunidade da Unicap celebra Missa de Natal em clima de despedida ao reitor Padre Pedro Rubens

Universidades jesuítas: promovendo uma missão compartilhada de transformação social

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados