Nos dias 25 e 28 de outubro, o Colégio Medianeira, de Curitiba (PR), promoveu o 1º Simpósio de Práticas Inovadoras para todos os seus educadores. O evento teve como objetivo discutir a integração adequada das tecnologias no ambiente educacional e como elas podem proporcionar um leque de oportunidades de aprendizado, incentivando a criatividade dos estudantes, a colaboração e a resolução de problemas.
A abertura do evento contou com uma palestra do diretor da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), professor Fernando Guidini, além das participações do diretor-geral do Colégio, Pe. Nereu Fank, SJ, do diretor acadêmico, Carlos Torra, e da equipe do Centro de Formação Cristã e Pastoral.
Mais de cem autores e coautores participaram de mesas temáticas e oficinas internas, em um momento rico em aprendizagens. Foi possível conhecer projetos e ideias dos colegas, a partir de seis eixos: Educação e Tecnologias; Metodologias Ativas e Protagonismo Estudantil; Integração Curricular e Pesquisa; Sustentabilidade e Cidadania Global; Inclusão e Diversidade; e Acompanhamento, Avaliação e Mapa de Aprendizagens.
O orientador pedagógico, Mayco Delavy, que também faz parte da comissão do Simpósio, lembra que valorizar as metodologias ativas na sala de aula é empoderar os estudantes para que sejam protagonistas de seu próprio aprendizado. “Ao permitir que os alunos conduzam investigações, debates e projetos, a educação deixa de ser um processo passivo e se torna uma experiência significativa, estimulando a autonomia, a responsabilidade e o senso crítico”, comenta Mayco. Porém, ele também afirma que as metodologias, por melhores que sejam, não substituem o papel do professor e da professora, profissionais que propiciam aos estudantes empatia, respeito, paixão, motivação e esperança.