home

Santuário de Fátima, no Recife, acolhe a Articulação Igreja em Saída

A Articulação Igreja em Saída nasceu a partir de um grupo que, na Campanha Eleitoral de 2022, fazia parte do Comitê Católico de Luta pela Vida. Naquele momento, vivenciou-se a presença diária em comunidades da periferia do Recife (PE), a partir de lideranças católicas que levaram o grupo a esses locais. Percebeu-se, ainda, a ausência de apoio da Igreja Católica às suas lideranças, bem como o distanciamento entre elas, justamente em locais tão necessitados da presença de uma experiência de comunidade, a partir de uma perspectiva política e libertadora, da Igreja em Saída.

Por ocasião do 18° Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Recife em novembro de 2022, e no dia da inauguração da Casa do Pão, o grupo foi apresentado a Dom Gabriel, bispo referencial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), a partir de um encontro com Daniel Seidel, secretário da Comissão de Justiça e Paz da CNBB. No mês de dezembro do mesmo ano, sob a orientação de Dom Gabriel, aconteceu um encontro, no Convento de São Francisco, em Olinda (PE), com a participação de cerca de 30 representantes de comunidades, pastorais e movimentos católicos.

Após algumas reuniões e reflexões, o grupo entendeu que deveria fazer o papel de Igreja em Saída, de que tanto fala o Papa Francisco, aproximando-se mais das comunidades e dos católicos que lá atuam. Assim, surgiu a “Articulação Igreja em Saída”, com a função principal de articular, apoiar e estimular as pastorais e as lideranças comunitárias que fazem trabalho de base na linha das Comunidades Eclesiais de Base. Esse trabalho hoje ocorre, em especial, através de atuações diretamente nas comunidades e de celebrações mensais, que têm como objetivo fortalecer as comunidades e suas lideranças na fé e na luta por direitos, com troca de experiências entre elas, várias pastorais sociais e movimentos católicos.

As celebrações começaram em maio de 2023, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, com o apoio do Pe. Antônio Mota, SJ, reitor do Santuário, e do Pe. Lúcio Flávio Ribeiro Cirne, SJ, coordenador do Instituto Humanitas da Unicap. Nas celebrações, ressalta-se a atuação de algum grupo ou alguma liderança e o seu trabalho em comunidade, e há troca de experiências e fortalecimento da fé, com uma mística, partilha e ágape ecumênico.

A Articulação Igreja em Saída atua juntamente com lideranças católicas das comunidades de Dois Unidos, Morro da Conceição, Vasco da Gama, Brasília Teimosa (Turma do Flau), Chão de Estrelas (Irmãs Maristelas), Santo Amaro (Tenda de Nazaré), Movimento dos Trabalhadores Cristãos/MTC, Cursilho de Cristandade, Pastoral Ambiental da AOR, Grito dos Excluídos, dentre outros.

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários