Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Imagens
  • Vídeos
  • Podcast
  • Produções artísticas
  • DISCERN
  • Agenda

Colégio Medianeira realiza o 1º Simpósio de Práticas Inovadores

  • Postado em: 8 de novembro de 2023

Nos dias 25 e 28 de outubro, o Colégio Medianeira, de Curitiba (PR), promoveu o 1º Simpósio de Práticas Inovadoras para todos os seus educadores. O evento teve como objetivo discutir a integração adequada das tecnologias no ambiente educacional e como elas podem proporcionar um leque de oportunidades de aprendizado, incentivando a criatividade dos estudantes, a colaboração e a resolução de problemas.

A abertura do evento contou com uma palestra do diretor da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), professor Fernando Guidini, além das participações do diretor-geral do Colégio, Pe. Nereu Fank, SJ, do diretor acadêmico, Carlos Torra, e da equipe do Centro de Formação Cristã e Pastoral.

Mais de cem autores e coautores participaram de mesas temáticas e oficinas internas, em um momento rico em aprendizagens. Foi possível conhecer projetos e ideias dos colegas, a partir de seis eixos: Educação e Tecnologias; Metodologias Ativas e Protagonismo Estudantil; Integração Curricular e Pesquisa; Sustentabilidade e Cidadania Global; Inclusão e Diversidade; e Acompanhamento, Avaliação e Mapa de Aprendizagens.

O orientador pedagógico, Mayco Delavy, que também faz parte da comissão do Simpósio, lembra que valorizar as metodologias ativas na sala de aula é empoderar os estudantes para que sejam protagonistas de seu próprio aprendizado. “Ao permitir que os alunos conduzam investigações, debates e projetos, a educação deixa de ser um processo passivo e se torna uma experiência significativa, estimulando a autonomia, a responsabilidade e o senso crítico”, comenta Mayco. Porém, ele também afirma que as metodologias, por melhores que sejam, não substituem o papel do professor e da professora, profissionais que propiciam aos estudantes empatia, respeito, paixão, motivação e esperança.

Compartilhe

AnteriorAnteriorSantuário de Fátima, no Recife, acolhe a Articulação Igreja em Saída
PróximoCasa de Acolhida Dom Luciano Mendes de Almeida, de Fé e Alegria, completa cinco anosPróximo

Últimas notícias

PUC-Rio recebe presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas para Aula Magna

Dez anos após a Laudato si’, 200 universidades se reúnem no Rio para preparar a COP30

SJMR mediará debate da sociedade civil na III ICoMIR

Comentários

  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados