Jesuítas e leigos de várias obras e regiões do país estão reunidos no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), para o Encontro da Província do Brasil 2024. Até quinta-feira (25), mais de 300 participantes refletirão a missão da Companhia de Jesus como corpo apostólico, sendo orientados pelo tema da peregrinação. Em junho de 2023, ao fazer o lançamento do Encontro, foram iniciadas as celebrações dos 500 anos da Peregrinação de Santo Inácio a Jerusalém. Pouco depois, em julho, o Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, SJ, publicou o De Statu Societatis Iesu 2023 (DSS 2023) e convidou todo o corpo apostólico a fazer um Exame da vida-missão, guiados pela pergunta: Para onde o Espírito Santo está nos conduzindo?.
O Encontro teve início na noite de terça-feira (22), com a Eucaristia, presidida pelo Pe. Carlos Miguel de Brum Lopes, SJ, vigário na Paróquia Santíssima Trindade, de Santa Luzia (MG). O Pe. Creômenes Tenório Maciel, SJ, professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), fez a acolhida da celebração. Após a missa, os presentes participaram de um Lucernário e da abertura oficial, no auditório. “Vejo no encontro da Província dos Jesuítas do Brasil uma oportunidade enriquecedora de troca de conhecimentos e de aprendizagem. Eu espero que esse momento fortaleça ainda mais o corpo apostólico que aproxima os nossos trabalhos. Também acredito que será um momento de reflexão da nossa vida-missão. Será um espaço para a gente reforçar o nosso compromisso com a justiça socioambiental e acredito realmente que sairemos mais fortalecidos, mais animados frente à missão que a gente escolhe e frente a esse apoio junto às pessoas em vulnerabilidade”, destacou Flávia Reis, diretora nacional do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR).
“A gente espera que esse encontro seja um momento festivo e orante. Um momento que a gente, no espírito de oração, pode resumir tudo isso que a gente viveu durante um ano e aprofundar um pouquinho mais aqui, nos grupos de trabalho, e fazer com que esse eco da nossa Província, que recebeu com alegria o chamado, a convocação do Padre Geral, a repensar o horizonte da missão na perspectiva do Espírito que nos envia, e esses ecos chegarem novamente à Cúria Geral de onde nos veio o apelo. Então, que seja um encontro bom para a gente, fraterno, de envolvimento do nosso serviço, da nossa missão, pela promoção da justiça e da fé no Reino de Deus”, completou o Pe. Creômenes, um dos jesuítas que fez parte do Grupo de Trabalho (GT) do Encontro.