home

Cultura Vocacional: Jesuítas no Brasil realizam webinário sobre discernimento

Na terça-feira (04), ocorreu o webinário Ser + Com os Demais, com a temática Cultura Vocacional: do Discernimento Juvenil à Abertura da Igreja às Novas Gerações. O evento, transmitido pelo YouTube da Província dos Jesuítas do Brasil e canais da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS Brasil, reuniu religiosos, leigos e jovens, totalizando mais de mil participantes até o momento.

As conferências foram conduzidas pelo secretário para Colaboração, Fé e Espiritualidade da Província dos Jesuítas, Pe. Laércio de Lima, SJ, e pela assessora para o setor Juventude e Vocações da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmã Maristela Ganassini, FSCJ, abordando a necessidade de uma mudança cultural nas comunidades religiosas e o papel do discernimento juvenil.

O webinário faz parte da campanha provincial Ser + Com os Demais e visou promover o assunto da cultura vocacional de maneira aberta aos diversos jesuítas, religiosos, leigos e acompanhadores das juventudes em todo o território nacional. 

Pe. Laércio explorou o discernimento juvenil, destacando a “sociedade da positividade” e a importância de olhar cuidadosamente para a construção dos projetos de vida. Já a Irmã Maristela dialogou sobre a adaptação da Igreja às novas gerações, enfatizando a autenticidade e o testemunho pessoal como pilares vocacionais.

O evento contou ainda com a participação de Karoline Menezes, teóloga da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), do secretário para Juventude e Vocações da Província do Brasil, Pe. Edson Tomé Pacheco, SJ, e do diretor do Centro MAGIS Burnier e coordenador da Campanha Inter-redes, Ir. Ubiratan Costa, SJ (Bira), que também destacaram a importância da temática.

A Irmã Nice Loureiro, FMA, residente em Roma, comentou: “Achei fundamental quando falaram que muitas vezes na vida adulta é primordial repensar caminhos e processos e que, sobretudo, não há vocação sem morte. Como foi importante para mim ouvir isso”.

Este evento destacou a relevância da cultura vocacional e o compromisso da Companhia de Jesus em adaptar-se às necessidades das novas gerações.

Assista ao webinário aqui: https://www.youtube.com/watch?v=MXdUgrBqSNg

Compartilhe

Últimas notícias