Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Curso de Pedagogia da Unisinos estreou projeto Arte e Ciência

  • Postado em: 29 de agosto de 2013
foto
 
Há alguns semestres, o colegiado do curso de Pedagogia da Unisinos vem discutindo a necessidade de retaguarda cultural dos estudantes para qualificar a prática docente. A Aula Inaugural da graduação estreou o projeto Arte e Ciência: Território de Criação, que foi aberto com uma conferência sobre arte que lotou o Anfiteatro Pe. Werner na noite desta segunda-feira (26).
 
Jornalista, professor e curador de arte, Eduardo Veras (foto) abriu o evento trazendo conceitos como autonomia e território para explicar o que é arte. “Desde Leonardo da Vinci, arte é considerada uma atividade intelectual”, disse. Ao fazer um resgate histórico das diferentes fases da arte, Veras apontou a íntima relação com a cultura e o desenvolvimento das sociedades.
 
Mônica Hoff, curadora de base da 9º bienal do Mercosul; e a professora Luciana Grupelli também participaram do debate mediado pela professora referência do projeto Arte e Ciência, Betina Guedes.
 
Segundo as coordenadoras do curso, Marta Gomes e Viviane Klaus, o projeto se desmembra ao longo do semestre em discussões em sala de aula e oficinas. “A cada semestre vamos abordar uma linguagem diferente. Começamos com a linguagem visual. A ideia é transformar a docência para que não seja apenas uma prática de reprodução, mas que seja um espaço para criação e construir uma nova prática”, contaram.
 
O título da primeira edição do evento, “Quem tem medo de arte contemporânea?”, marca o início da inserção do projeto no curso e na universidade apontando a reação mais comum em relação à arte contemporânea: o estranhamento. Além da conferência de abertura do semestre, os alunos do curso de Pedagogia também participarão, neste semestre, de oficinas produzidas pelo Ateliê Azul Anil e pela Bienal do Mercosul.
 
Fonte: Unisinos

Compartilhe

AnteriorAnterior2ª edição do Cinema Pela Verdade discute as Caravanas da Anistia
PróximoFeira Profissionais do Futuro reunirá empresas na Unisinos em São LeopoldoPróximo

Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Ir. Kazuo Kimura, SJ

“Ignite the Way” | A Companhia de Jesus impulsionando a sinodalidade

Efoe conclui formação de orientadores espirituais 

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados