O Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), reuniu jesuítas, professores, colaboradores administrativos, lideranças da APM, antigos alunos e escoteiros na
Igreja da Ressurreição para um lucernário conduzido por músicos da Escola de Artes e pelo coral dos professores, juntamente com o Show Musical Anchieta. O ícone do Bom Pastor foi pintado por alunos da disciplina eletiva de Artes, especialmente para a atividade. Nas redes sociais da instituição, vídeos contaram brevemente a história de Anchieta.
As homenagens no Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), iniciaram na sexta-feira (07), ao som do toque dos sinos e com uma proposta de oração simultânea. No sábado (08), foi realizada uma peregrinação de 8 km, marcada pela reflexão a respeito da ecologia integral, e um grupo de antigos professores se reuniu para uma missa e um almoço festivo. No domingo (09), aconteceu a missa especial e após, no hall de entrada do Colégio, uma apresentação do Hino de São José de Anchieta, tocado ao piano, encerrou as festividades com bolo e chocolate.
No Arraial Solidário do Colégio São Francisco Xavier, em São Paulo (SP), foi construída uma réplica do Pateo do Collegio para homenagear o espaço onde a cidade nasceu e que devota São José de Anchieta.
No início do mês de junho, estudantes e educadores do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), participaram da Peregrinação de Anchieta. A experiência individual e coletiva estimula o crescimento humano e espiritual dos participantes, fortalecendo laços e aprofundando a espiritualidade. Na atividade, o grupo caminhou do litoral de Meaípe em direção ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, no Espírito Santo.