No final de novembro, os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), participaram de uma palestra sobre Diálogo Inter-religioso, que reuniu cinco representantes de diferentes religiões: Virgínia Castellões e Rodrigo Scheer, líderes no Brasil da Sokka Gakai Internacional, instituição budista; Fernando Celino, assessor de comunicação da Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro; Márcio de Jagun, babalorixá e professor consultor de cultura Iorubá no Programa de Estudos e Pesquisas das Religiões (PROEPER/UERJ); Dario de Bialer, rabino da Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro; e Fred Morato, membro da escola Diaconal da Arquidiocese do Rio de Janeiro e professor de ensino religioso.
Durante o encontro, questões como intolerância religiosa e o que fazer para que haja um diálogo inter-religioso foram colocadas em debate. Os convidados expressaram suas opiniões e também responderam às perguntas dos alunos. A ideia da palestra surgiu a partir das aulas de Ensino Religioso com a professora Ana Lúcia Vieira. Na disciplina, durante um semestre, os estudantes pesquisaram sobre diversas doutrinas, o que incluiu visitas a instituições religiosas e conversas com praticantes.
Para Claudia Gindre, orientadora da 1ª série do Ensino Médio, a conversa foi muito importante para os alunos compreenderem e observarem a particularidade de cada religião. “Foi um momento único de encontro e diálogo, no qual os estudantes puderam observar a forma como a religiosidade de cada um orienta suas condutas e, ao mesmo tempo, como o convívio pacífico entre pessoas de diferentes doutrinas pode acontecer. Foi um momento de muita partilha e muita demonstração de humildade e empatia”, comentou Claudia.
Fonte: Colégio Santo Inácio (Rio de Janeiro/RJ)