Papa Francisco e dom Raymundo Damasceno Assis
O Papa Francisco fala português com desenvoltura. Sua pronúncia foi considerada “muito boa” por alguns religiosos brasileiros que o ouviram confirmar presença na Jornada Mundial da Juventude, encontro de jovens católicos que será realizado entre os dias 23 e 28 de julho no Rio.
“Sem dúvida, ele não vai precisar tomar aulas para ir ao Brasil”, disse o monsenhor Antônio Luiz Catelan, assessor do presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Raymundo Damasceno Assis.
Na última quinta-feira, dia 14 de março, Catelan esteve entre os passageiros do ônibus que levou o novo líder da Igreja Católica até a Capela Sistina para a missa de encerramento do conclave. De acordo com o monsenhor, ao entrar no ônibus, o papa observou alguns lugares vazios e disse, em português: “Vou me sentar com o Raymundo”.
A afinidade do Papa Francisco com integrantes da comitiva nacional pode favorecer a programação da JMJ. Responsável pelo comitê organizador local da jornada, o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, já prepara ajustes no roteiro da visita. “Vamos manter as atividades já propostas e acrescentar sugestões. Antes a orientação era reduzir os deslocamentos por conta da saúde de Bento 16”, disse Dom Orani.
Fonte: Folha SP