home

Encontro Anual dos Escritórios de Comunicação das Conferências da Companhia de Jesus

Entre os dias 13 e 17 de junho, realizou-se na Cúria Geral dos Jesuítas, em Roma (Itália), o Encontro Anual dos Escritórios de Comunicação das Conferências da Companhia de Jesus.

Três anos após o último encontro presencial, toda a equipe de comunicação da Cúria Geral se reuniu com os responsáveis ​​pela comunicação das seis Conferências da Companhia: a Conferência Jesuíta da Ásia-Pacífico (JCAP), a Conferência Jesuíta da Ásia Meridional (JCSA), a Conferência Jesuíta da África e Madagascar (JCAM), a Conferência Jesuíta dos Provinciais Europeus (JCEP), Conferência Jesuíta do Canadá e Estados Unidos (JCCU) e a Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e Caribe (CPAL).

A CPAL esteve presente virtualmente – em alguns espaços específicos – com Tiffany Trejo, chefe do Escritório de Comunicação, e presencialmente com a participação de Paulo Moregola, coordenador do Escritório de Comunicação da Província do Brasil.


O principal objetivo do encontro foi reconectar após a pandemia e compartilhar a fé, ouvir o Superior Geral da Companhia, Pe. Arturo Sosa, e aprender sobre suas esperanças para as comunicações em 2022-2023, revisar as comunicações e ações do Ano Inaciano e levar juntos a Jesuit.media para um próximo nível.

O encontro iniciou com uma reflexão sobre “Onde encontramos Deus na nossa vida profissional nestes últimos dois anos?” Esta foi uma grande oportunidade para troca de experiências e testemunhos entre colegas, com espaço à oração pessoal, além de momentos de grande importância que permitiram apresentar os temas que deram origem à partilha do grupo e depois ao discernimento sobre novas propostas, mudanças e importantes  possibilidades de colaboração.

Alguns momentos merecem uma menção especial, como o lançamento do documentário O Caminho Inaciano na Cinemateca do Vaticano, quando, junto com o Padre Geral, foi possível saber dos próprios produtores as motivações que permitiram este raro relato de uma experiência única e transformadora de pessoas comuns que se tornam peregrinas, seguindo a trajetória e os caminhos percorridos por Inácio.

Outro destaque foi o diálogo com o Padre Geral, que ouviu de cada Conferência quais foram os momentos de consolação nos últimos anos e quais são as perspectivas para o futuro. Pe. Arturo Sosa fez uma reflexão sincera sobre os aspectos da Companhia de Jesus aos quais a comunicação deve dar mais atenção, destacando a importância de aprender a gerir a narrativa da Instituição e não apenas reagir às comunicações dos meios de comunicação. O Pe. Geral insistiu que as Preferências Apostólicas Universais devem ser meditadas tendo como centro o Evangelho e ressaltou o compromisso da Companhia com a reconciliação e a justiça social. Em seu discurso enfatizou que a missão é pregar o Evangelho de Jesus e viver a pobreza como modo de vida.

Este encontro permitiu partilhar os projetos em desenvolvimento e também as dificuldades e os desafios para a implementação e consolidação de uma cultura de comunicação. Cada Conferência pôde apresentar sua realidade atual e compartilhar seus desafios. Nesse sentido, a CPAL expôs suas novidades, destacando a consolidação do Projeto Apostólico Comum (PAC.2) como a maior Graça recebida nestes dois anos. Este documento contempla as prioridades e os objetivos estratégicos da Conferência para os próximos seis anos, que se resumem no Horizonte Apostólico Comum: “Anunciar a Boa Nova (Mc 16, 15) caminhando com os pobres e excluídos, como servidores da reconciliação e da amizade social”.

Durante as apresentações, a CPAL explicou que o PAC.2 é um apelo pessoal e institucional para a conversão dos corações e mentes das pessoas. É a concretização, na América Latina e no Caribe, do chamado formulado nas Preferências Apostólicas Universais, que são sua fonte de inspiração e horizonte fundamental. Vem somar aos planos institucionais e provinciais naquelas dimensões, desafios e respostas que vão além do alcance das províncias. Foi possível conhecer também as várias estratégias de comunicação que a Cúria e cada Conferência estão implementando para as redes sociais e novas produções audiovisuais.

No final da semana, foi aberto um espaço para discutir as iniciativas existentes para a promoção das vocações na Companhia, reiterando a importância de investir meios e energias neste objetivo. Este tema também esteve presente no discurso do Padre Geral, que o ressaltou como uma prioridade e que merece dedicação.

Por fim, foi possível compartilhar algumas propostas de projetos comuns e sonhar com o próximo encontro em 2023. O evento terminou com o agradecimento a Deus por permitir que a realização desta experiência com tanta profundidade.

Da CPAL queremos referir o espírito de colaboração e fraternidade vivido, os comunicadores são os fios para que os EnRedos ocorram!, são os fios ao serviço das redes…

Tiffany Trejo – Gerente do Escritório de Comunicações da CPAL
Paulo Moregola – Coordenador do Escritório de Comunicação da Província Jesuítas do Brasil

 

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários