Entre os dias 08 e 11 de dezembro, na Casa Santo Inácio, em Campinas (SP), aconteceu o Encontro Nacional da Rede Servir, sob a coordenação de Pe. Laércio Lima, SJ, Secretário para Colaboração, Fé e Espiritualidade. A atividade contou com a presença de representantes de diferentes obras e serviços da Província dos Jesuítas do Brasil: Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES), Centros Loyola, Oração pela Arte (OPA), Núcleos Inacianos, Casas de Retiro e Comunidade de Vida Cristã do Brasil (CVX).
Foi um momento de revitalização espiritual, permeado pela partilha da vida e dos dons. Durante o Encontro, Pe. Laércio apresentou o Plano Apostólico, as Preferências Apostólicas Universais, o Pacto Apostólico Comum II e o Plano Estratégico da BRA (ainda em construção), com foco, sobretudo, no que toca à missão da Espiritualidade.
Houve uma excelente participação do Pe. Edson Tomé Pacheco, SJ, Secretário para as Juventudes e Vocações, que apresentou o Programa MAGIS Brasil e falou sobre os desafios de construir parcerias, e do Pe. Miguel Martins Filho, SJ, Assessor Nacional da CVX. Estivemos unidos na partilha acerca das prioridades da Rede Servir para o ano de 2023.
Na ocasião, foi feita a apresentação dos Núcleos Inacianos, por Fátima Barbuto; da CVX Nacional, por Helma Janielle Souza de Oliveira; da OPA, por Oscar Lepikson; da Plataforma Discern, por Elaine Maria; e da Revista Itaici com nova formatação, que inclui o acesso ao acervo digital às edições anteriores, pelo novo editor, Walter Salles.
Definidas as prioridades da Rede Servir, três eixos foram formados, cada um com uma pessoa responsável, que será referência e irá convidar outras pessoas para contribuir. São elas:
1º Eixo Formação: Fátima Barbuto
2º Eixo Comunicação: Wêdja Domingos
3º Eixo Captação de Recursos: Walter Sales
Também foram nomeadas duas pessoas para auxiliar o Pe. Laércio na preparação dos encontros da Rede, que são: Márcio Fernandes Conceição (Sies Manaus) e Elaine Maria (Centro Loyola PUC-Rio).
Ao final do Encontro, cada participante tinha sentimentos muito próprios do Tempo litúrgico do Advento: alegria, esperança, gratidão, ânimo e, sobretudo confiança em Deus, apresentado pelo profeta Isaías como Salvador. E, com a canção “Senhor, vem salvar teu povo”, exclamou-se: “Só Tu és nossa esperança, és nossa libertação! Contigo, o deserto é fértil. A terra se abre em flor. Da rocha brota água viva. Da terra nasce esplendor!”
Pe. José Laércio de Lima, SJ