Após a Jornada Mundial da Juventude de 2011, realizada na Espanha, foi anunciado que o próximo encontro do Papa, na época Bento XVI, seria realizado no Brasil. A partir desse momento a Companhia de Jesus começou a se articular e a planejar o MAGIS 2013, um dos maiores eventos pré JMJ. Para avaliar os pontos positivos e as dificuldades durante este período de preparação, a Equipe Central do MAGIS 2013 se reuniu, nos dias 26 e 27 de agosto, em Petrópolis (RJ).
O objetivo do encontro foi avaliar de forma global a organização do evento e o desempenho das equipes. Estiveram presentes no encontro o Pe. Adilson Silva, coordenador geral do evento; os padres Alexandre Raimundo e Edson Tomé, da equipe de Metodologia; o Ir. Davidson Braga, Ir. Ubiratan Costa e Gabriela Goulart, da equipe de Experiências e Voluntariado; o Ir. Eudson Ramos, o Escolástico Robson Sousa, Victor Vilas Boas, Alessandra Teixeira, João Ramiro e Izabela Fischer, da equipe de Logística; o Pe. Geraldo Lacerdine, da Comunicação, e o Pe. Armando Raffo e Pedro Risaffi, da equipe de Relações Internacionais.
Agora a Equipe Central do MAGIS 2013 vai preparar um documento com o detalhamento do processo de organização do evento no Brasil. Este material será enviado à Polônia, para que a equipe do MAGIS 2017 possa conhecer os processos que deram certo na preparação do evento, em 2013.
Segundo o Pe. Geraldo Lacerdine esse processo de avalição é muito útil tanto para a equipe que organizou o MAGIS no Brasil, quanto para a equipe que agora começa a se preparar para o MAGIS na Polônia. “A importância desta avaliação é passar o aprendizado adquirido com esta experiência para a equipe que vai preparar o MAGIS 2017”, afirmou.