home

“Inácio, o buscador de Deus”: um novo filme sobre Exercícios Espirituais

O que essencialmente move os jesuítas? A resposta clássica a esta pergunta é: Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio. Mas do que se trata? O que acontece durante os Exercícios Espirituais? O filme Inácio, o Buscador de Deus tenta responder a estas questões tanto com informações educativas como com imagens e narrativas convincentes: fala à mente e ao coração.

Na sua busca radical de Deus, Inácio descobre na sua experiência mística vivida junto ao rio Cardoner, na Espanha, que Deus lhe fala não só nas Escrituras e na tradição, mas está verdadeiramente presente em tudo. Inácio sistematiza suas experiências em seus ‘Exercícios Espirituais’ e faz delas um caminho para todos os buscadores de Deus. Até hoje, os Exercícios Espirituais Inacianos não são apenas o alicerce espiritual dos jesuítas em todo o mundo, mas moldaram o relacionamento com Deus para milhares de pessoas.

Este novo documentário artisticamente animado sobre o fundador da Companhia de Jesus revela a um vasto público a sua busca interior por Deus e convida os espectadores a tornarem-se eles próprios investigadores espirituais. Deus não se encontra afastando-se do mundo, mas descobrindo-o, apreciando-o e, na verdade, abraçando-o com amor. Esta tem sido a mensagem dos jesuítas ao longo dos séculos, uma mensagem que pode transformar a Igreja Católica até hoje, para torná-la mais mística, mais aberta, mais acolhedora e, acima de tudo, mais amorosa.

Deus pode realmente ser encontrado em tudo? Como encontro a vontade de Deus para mim? O filme Inácio, o Buscador de Deus reúne as ideias e processos essenciais dos Exercícios Espirituais Inacianos e os traduz em uma linguagem visual convincente e às vezes provocativamente vívida. Em seus Exercícios Espirituais, Inácio pede ao praticante que faça uso de todas as suas faculdades mentais, especialmente da imaginação. Fiel a este método inaciano, o filme utiliza a imaginação artística para ativar todas as faculdades mentais. Há uma base teórica da psicologia para essa abordagem. É a tese de que nosso subconsciente não é bom em compreender a linguagem proposicional. No entanto, ele entende símbolos e imagens.

Pode-se argumentar que Inácio descobriu esse fato psicológico em seus exercícios muito antes de Carl G. Jung falar do arquétipo do inconsciente coletivo, ou antes de abordagens psicológicas mais modernas descobrirem o processamento holístico e não linguístico de informações subconscientes no hemisfério direito do cérebro. As imagens do filme pretendem falar ao inconsciente. Baseiam-se em parte em imagens criadas por grandes pintores da época de Inácio, como Ticiano e El Greco. Em vez de tentar apreender intelectualmente o significado destas imagens, o espectador deve deixá-las penetrar no seu subconsciente, tão importante para o conhecimento religioso. A parte racional será alimentada por entrevistas com especialistas que fornecem conhecimentos essenciais sobre os Exercícios Espirituais.

O filme está disponível em quatro idiomas: inglês, italiano, espanhol e alemão. Foi produzido em 2023 sob a direção do Padre Christof Wolf, SJ, e Siegmar Warnecke na Loyola Productions Munique.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=7wMLaq10e2Y

Filme: https://www.youtube.com/watch?v=XXy1Tw0LKjo

Site do filme: www.ignatius-godseeker.org

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários