Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Instituições jesuítas promovem formação sobre economia solidária

  • Postado em: 27 de agosto de 2018

O IHU Unicap (Instituto Humanitas da Universidade Católica de Pernambuco), a Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA, promoveram o primeiro encontro de formação do Projeto Articulando Redes Internas, Fortalecendo Redes Externas.

Realizado em Recife (PE), no dia 15 de agosto, o evento abordou a temática Histórico da ECOSOL no Brasil e seus princípios orientadores: cooperação, solidariedade e autogestão, ministrada pela Profa. Dra. Marília Veronese, da Unisinos. O trabalho se deu de forma vivencial, por meio de uma oficina com trabalho coletivo de grupo, por meio da metodologia da sociopoética, que utiliza técnicas artísticas, como o Teatro de Oprimido, de Augusto Boal.

Durante a manhã e à tarde foi discutido o tema da economia solidária no Brasil, como se estabelece, quais são suas raízes e como se pode buscar a construção de empreendimentos econômicos solidários que pratiquem a cooperação, que sejam autogestionários e pratiquem a solidariedade.

Dentro do que foi abordado sobre economia solidária, a professora citou exemplos de Atividades Econômicas e Organizações Solidárias. Nas Atividades Econômicas: produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, comércio justo e consumo solidário. Nas organizações Solidárias os exemplos foram: cooperativas, associações, empresas de autogestão, grupos solidários, redes solidárias e clubes de trocas.

O Projeto é uma formação dividida em quatro encontros, dois em agosto e os outros dois em setembro, sobre economia solidária para empreendimentos ligados ao Espaço de Comercialização e Formação da Economia Solidária (ESCOFES) e outros empreendimentos de Pernambuco que se interessaram em participar.

O representante do Instituto Humanitas Unicap e responsável pelo ESCOFES, Carlos Vieira, ressaltou a importância da iniciativa. “Esse projeto é uma grande oportunidade de ampliarmos os nossos horizontes, no combate às desigualdades do atual sistema e na construção e elaboração de outro modo de produzir, consumir, de pensar e, principalmente, de como agir com as pessoas e com nosso planeta“, afirmou.

PRÓXIMOS ENCONTROS

Dia 29/08 – 8h às 18h – Incubadoras de Empreendimento da Economia Solidária: experiência de formalização, funcionamento e comercialização – Profa. MSc. Renata dos Santos – Unisinos

Dia 12/09 – 8h às 18h – Gestão da Economia Solidária – Prof. MSc. Silas Pacheco Figueira – Unicap

Dia 26/09 – 8h às 18h – Inovação e empreendedorismo social – Prof. MSc. José Sales Vidal – Unicap

 

Fonte: Unicap (Recife/PE)

Compartilhe

AnteriorAnteriorAlunos da RJE avaliam Encontro de Formação Integral
PróximoAções do Polo Universitário do Agreste avançam em PEPróximo

Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Ir. Kazuo Kimura, SJ

“Ignite the Way” | A Companhia de Jesus impulsionando a sinodalidade

Efoe conclui formação de orientadores espirituais 

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados