home

Jesuítas e leigos celebram o Dia de Santo Inácio de Loyola

Em 31 de julho, a Companhia de Jesus reverenciou a memória do seu ilustre fundador que marca o aniversário do falecimento de Santo Inácio, ocorrido em 1556.

No Brasil, dezenas de celebrações foram realizadas para homenagear e recordar a vida e o legado deixado. Destaca-se a Solene Missa na Igreja de Santo Inácio de Loyola, no Rio de Janeiro, momento de profunda devoção, unindo membros da Companhia de Jesus e fiéis que se identificam com a Espiritualidade Inaciana. A Missa contou com a participação do Coral da PUC-Rio e a presença do Provincial dos Jesuítas do Brasil, o Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, que presidiu a cerimônia com sabedoria e inspiração.

Pe. Smyda ressaltou: “Celebrar a festa de Santo Inácio, para nós da Companhia de Jesus e todos os inacianos, é refletir sobre todo o trajeto e toda a obra que Deus operou através da inspiração que Santo Inácio teve pelo Santo Espírito e colocou tudo isso à disposição do serviço da Igreja e da humanidade.” E completou dizendo: “Santo Inácio nos ensina que devemos, antes de tudo, viver como filhos amados de Deus, enxergando a nossa existência, nossos dons, valores, falhas e limitações, amados por Deus e enviados ao mundo.”

Outros jesuítas também se uniram em preces e gratidão pelos ensinamentos deixados por Santo Inácio. Seu legado é marcado pela educação, busca incessante do conhecimento e espiritualidade profunda, valores que os membros da Companhia de Jesus continuam a propagar e a colocar em prática ao redor do mundo.

Celebrações por todo o Brasil

A memória de Santo Inácio foi celebrada no Pateo do Collegio, no último domingo (30). A Missa realizada na Igreja São José de Anchieta, em São Paulo, foi celebrada pelo Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ, diretor do Pateo, superior e coordenador do Núcleo Apostólico, e transmitida ao vivo pelo canal do Pateo do Collegio no YouTube (youtube.com/pateodocollegio). A celebração contou com a participação da Schola Cantorum.

Os jesuítas do Núcleo Apostólico São Leopoldo (RS) se reuniram em comemoração ao dia de Santo Inácio de Loyola, celebrando com uma Missa e momentos de convivência fraterna. Participaram representantes das três residências do Núcleo: Conceição, Cristo Rei e Espírito Santo. Além disso, as Obras realizaram uma Missa especial na Unisinos, onde professores e estudantes se juntaram para celebrar não apenas Santo Inácio, mas também o aniversário de 54 anos de fundação da Universidade.

Santuário Sagrado Coração e o Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei) também celebraram a ocasião de forma significativa, oferecendo uma live com o tema: A Espiritualidade Inaciana vivida pelo servo de Deus, Pe. Reus.

As unidades da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) também organizaram atividades especiais para comemorar a data, como celebrações para a comunidade educativa, almoço festivo, momentos de oração e dinâmicas sobre espiritualidade.

No Rio de Janeiro (RJ), estudantes do Grupo de Crisma do Colégio Santo Inácio subiram nos braços do Cristo Redentor para uma celebração em homenagem ao fundador da Companhia de Jesus.

Em Belo Horizonte (MG), o Colégio Loyola escolheu o tema “Inácio, peregrino da gratidão” para a Semana Inaciana dos 80 anos da instituição, entre os dias 31 de julho e 05 de agosto. Foi realizada uma Missa Solene para toda a comunidade educativa, presidida pelo diretor-geral Pe. Mário Sündermann, SJ. A programação para as famílias incluiu, ainda, o Lucernário Inaciano e a Caminhada Inaciana – Loyola 80 anos.

Já o Núcleo Apostólico do Piauí organizou uma celebração com a participação de colaboradores do Colégio Diocesano, da Escola Santo Afonso Rodriguez (Esar) e da Escola Padre Arrupe. No Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA), as homenagens iniciaram no dia 17 de julho, com momentos de oração. De forma lúdica, os pastoralistas falaram às crianças sobre os ensinamentos cristãos, a partir da contemplação da vida de Santo Inácio. Além disso, a Oração de Taizé, realizada no Santuário Nossa Senhora de Fátima, envolveu toda a comunidade católica escolar e do bairro do Garcia.

Em Fortaleza (CE), o Serviço Inaciano de Espiritualidade (Sies) comemorou o dia de Santo Inácio de Loyola por meio de um Tríduo realizado na Paróquia Cristo Rei, sob o tema Santo Inácio e a relevância de sua espiritualidade nos dias de hoje. Ao término de cada dia, o momento de oração culminava com uma solene Celebração Eucarística.

Em Boa Vista (RR), na Casa de Passagem Pe. José María Vélaz, SJ, unidade da Fundação Fé e Alegria que acolhe migrantes venezuelanos em processo de interiorização, foi realizada uma Missa de Ação de Graças organizada pelo Núcleo Apostólico Roraima. Os celebrantes foram o bispo de Roraima, Dom Evaristo Pascoal Spengler, e os padres Silas Silva, SJ, e Pedro Evangelista, SJ. Além dos migrantes residentes na casa e de colaboradores de Fé e Alegria, estiveram presentes representantes do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), Área missionária do Bonfim, Pastoral Universitária, Núcleo Inaciano, Paróquia São Jerônimo, Comunidade Santíssima Trindade, Irmãs Franciscanas Mãe do Divino Pastor, Associação Maria Monagas (AMA), Irmãs Missionárias da Caridade e Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A equipe de Fé e Alegria Recife (PE) também se reuniu em uma celebração na capela de Santo Inácio na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), presidida pelo pró-reitor comunitário, Pe. Delmar Araújo Cardoso, SJ. Além dos colaboradores da Fundação, participaram pessoas ligadas à rede de Espiritualidade Inaciana local.

Galeria de Fotos:

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários