home

Jesuítas recebem homenagens no Piauí

Avenidas da cidade de Teresina, no Piauí, ganharam o nome de dois jesuítas: Florêncio Lecchi e Humberto Pietrogrande. Os padres, que faleceram em 2014 e 2015, respectivamente, são reconhecidos pelo notório trabalho desenvolvido na região.

O padre Florêncio Lecchi (foto) foi professor de química do Colégio Diocesano e mentor espiritual de várias gerações de alunos. O sacerdote jesuíta era italiano, mas vivia no Brasil desde a década de 1950.

O amigo e secretário do padre Florêncio, Cícero de Andrade Silva, que o acompanhou por 30 anos, prestando assistência no Laboratório de Química do Colégio Diocesano, foi o escolhido para receber a placa simbólica da rua, durante cerimônia da Prefeitura de Teresina, que oficializou a mudança de nome. “Foi uma homenagem justa pelo trabalho prestado há muitas gerações de alunos”, afirmou Cícero.

A ex-aluna Kátia Maria Veloso Soares, que estudou no Diocesano entre 1986 e 1993, também compareceu no evento. “Padre Florêncio foi a presença do amor de Deus em nossas vidas. Os ex-alunos carregam um legado de fé e conhecimento”, conta. Kátia e mais cinco ex-alunos se revessaram para cuidar e dar assistência ao padre no hospital quando ele já estava muito doente. O jesuíta morreu em 29 de agosto de 2014, aos 86 anos.

Outro importante jesuíta, o padre Humberto Pietrogrande (foto), falecido no dia 5 de agosto, aos 85 anos, foi homenageado durante a cerimônia. Padre Humberto é o responsável pela criação da Fundação Pe. Antônio Dante Civiero (Funaci), referência na prestação de serviços de qualidade nas áreas da promoção humana e desenvolvimento social do Estado. Na cerimônia, para receber a homenagem estava Gardênia Maria Damásio de Oliveira, a atual superintendente da Funaci.

Na edição deste ano, o concurso cultural “Se Essa Rua Fosse Minha” homenageou 130 pessoas que desenvolveram trabalhos relevantes em suas comunidades, contribuindo com o desenvolvimento de Teresina. O projeto, que foi criado em agosto de 2013 pela Prefeitura, tem por objetivo nomear novas ruas e avenidas da cidade com nomes de personagens que fizeram parte da história da capital do Piauí.

Fonte: Colégio Diocesano

 

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários