Lançamento do Relatório da Província dos Jesuítas do Brasil 2022-2023

A quinta edição do Relatório da Província dos Jesuítas do Brasil foi lançada no final da manhã desta quarta-feira (24), durante o terceiro dia do Encontro da Província, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). O documento traz importantes exemplos de ações desenvolvidas  pelas diferentes frentes de missão no campo de Justiça Socioambiental, entre os anos de 2022 e 2023.

O tema escolhido para esta edição foi Colaborar com o cuidado da Casa Comum, uma das quatro Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus. As outras três Preferências (Mostrar o caminho para Deus mediante os Exercícios Espirituais e o discernimento; Caminhar com os pobres, os descartados pelo mundo, os vulnerados em sua dignidade, numa missão de reconciliação e justiça; e Acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança), apesar não serem o centro do relatório, permeiam as ações das instituições, em um movimento transversal.

Ao longo do relatório, projetos e ações realizados pelas  instituições jesuítas, presentes em vários estados brasileiros, ilustram como a Província tem se empenhado para cuidar da Casa Comum. Entre esses exemplos, há comunidades mobilizadas para proteger seus biomas; jovens engajados na luta contra as mudanças climáticas; agricultores que implementaram técnicas sustentáveis; além de tantas outras pessoas dedicadas em construir um futuro mais justo e sustentável para todos.

No lançamento, o Pe. Jean Fábio Santana, SJ, secretário para a Justiça Socioambiental, recordou que o Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, SJ, ao fazer uma avaliação sobre a implementação da quarta Preferência Apostólica, constatou que muito pouco foi realizado nesse sentido. Então, ele solicitou um mapeamento das províncias, entre elas a do Brasil. “A partir daí, nós tivemos a intuição e a inspiração de ampliar esse trabalho, construindo o relatório 2022-2023, para que, desse modo, pudéssemos também contribuir para esse exercício que foi solicitado pela Companhia Universal”, destacou o Pe. Jean Fábio. E completou: “Lançar o relatório no Encontro da Província é uma satisfação, primeiro porque é sempre uma alegria perceber essa possibilidade de olhar para o nosso trabalho e constatar que muitas obras das diferentes frentes apostólicas estão engajadas com a realidade, com o compromisso voltado para a promoção da justiça socioambiental no coração do nosso país”.

O Relatório da Província está disponível aqui: https://bit.ly/3LXxSLz

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários