A escola de negócios da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), instituição vinculada à Companhia de Jesus, está aceitando inscrições para o novo MBA em Gestão de Projetos Socioambientais na Amazônia. O curso visa contribuir para a formação de profissionais, lideranças e empresários que atuam ou desejam criar modelos de negócios voltados ao desenvolvimento sustentável da região.
A grade curricular é composta por seis módulos, com aulas on-line, ao vivo, às quartas-feiras (noturno) e aos sábados. Os módulos são:
- – O mundo amazônico: aspectos econômicos, geográficos, ambientais, políticos, sociais e culturais;
- – Visão Estratégica e Metodológica de Projetos Sustentáveis;
- – Empreendedorismo Sustentável na Região Amazônica;
- – Legado Social e Ambiental do Papa Francisco;
- – Teoria e Prática para Formulação e Gestão de Projetos;
- – Liderança Socioambiental.
-
- – Compreender amplamente os cenários econômico, social, cultural e ambiental da Amazônia atual;
- – Estudar estratégias e metodologias de iniciativas sustentáveis, enfatizando elementos relacionados à gestão, comunicação e liderança;
- – Correlacionar iniciativas sustentáveis na Amazônia com o apostolado socioambiental da Igreja Católica – a Encíclica Laudato Si‘, o Pacto Educativo Global, a Exortação Apostólica Querida Amazônia e a Economia de Francisco.
-
Esta é a primeira turma do MBA em Gestão de Projetos Socioambientais na Amazônia. O curso tem parceria com a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), Jesuítas Brasil e Rede Eclesial Panamazônica (Repam) e é voltado para administradores, gestores, profissionais do direito, pastores e representantes de movimentos pela paz. “Queremos promover um debate mais crítico sobre a Amazônia para que o desenvolvimento seja produtivo para esses povos”, enfatiza Luiz Felipe.
-
Segundo o coordenador do curso, Luiz Felipe Lacerda, a metodologia tem um diferencial. “Isso é o que chamamos de estrutura metodológica do funil. Cada módulo abordará teorias gerais e universais sobre empreendedorismo, liderança e sustentabilidade e então entenderemos como esse debate acontece na Amazônia.” Para isso, serão convidados empresários e lideranças com experiência prática que já atuam na região amazônica.
A relação ensino-aprendizagem envolve também um corpo docente qualificado que inclui pesquisadores e profissionais do Brasil, Colômbia e Peru. Ainda segundo o professor Luiz Felipe, o novo MBA busca atuar em duas frentes: o clima científico e o compromisso humanista da Igreja.
“Existem inúmeras evidências de desregulamentação do clima, e a Amazônia é um espaço central em tudo isso. Há também o compromisso humanístico assumido pela Igreja Católica, pois este curso também é ministrado através da Cátedra Laudato Si’”.
O MBA foi estruturado com três objetivos:
-
Início: 10 de agosto
-
Mais informações e iInscrições em: catolicabusinessschool.com.br