7 de fevereiro de 2023
Após o grave terremoto que abalou a Síria e a Turquia na noite de 5 para 6 de fevereiro, a situação continua dramática. A Catedral de Iskenderun desabou. Dom Paolo Bizzeti, SJ, Bispo de Anatólia, no leste da Turquia, estava fora do país no momento, mas está organizando a ajuda. Antuan Ilgit, SJ, está no local organizando ajuda para seus paroquianos. A situação é instável e se modifica constantemente. O panorama é desolador: hospitais destroçados ou inutilizáveis, falta de eletricidade, conexões interrompidas ou muito difíceis.
“Expressamos nossa mais profunda solidariedade e condolências às famílias e comunidades afetadas pelo recente terremoto na Síria e na Turquia”, afirmou Pe. Arturo Sosa, SJ.“Nossos corações estão com aqueles que perderam seus entes queridos, suas casas e suas comunidades. Rezemos pela recuperação rápida e segura de todos aqueles que foram feridos e para o conforto daqueles que foram afetados por este desastre”.
Em Aleppo, a comunidade de três jesuítas deixou a casa após o primeiro terremoto e se uniu a outros moradores de Aleppo no frio congelante durante a noite toda. Muitas casas desabaram. Os moradores se recusam a voltar para suas casas por medo de outros terremotos. A Companhia disponibilizou o nosso prédio de Aziziyé para as pessoas que procuram refúgio. É uma casa bem construída. O SJR está liderando a ação entre os jesuítas. E foi lançado um apelo para arrecadar fundos.
O jesuíta irlandês Pe. Tony O’Riordan, SJ, diz:“Acabo de chegar a Aleppo para a avaliação das primeiras necessidades e coordenar a ação do SJR. Conservar a vida e a saúde é nossa prioridade imediata, e tentaremos reabrir nossas clínicas de saúde tão logo os prédios forem liberados pelos engenheiros. E aumentaremos nosso apoio de proteção básica contra o frio e as intempéries para as pessoas impossibilitadas de voltar para casa. Ajudar as pessoas a manter sua resiliência mental será uma segunda prioridade.”
Turquia: Mais informações e links para doações estão em www.amo-fme.org
Síria Mais informações e links para doações estão em https://jrs.net/
Cúria Geral dos Jesuítas