A missão comum dos Jesuítas da América Latina e Caribe
25 anos da fundação da Conferência de Provinciais Jesuítas
Queridos jesuítas, queridos companheiros e companheiras na missão, amigos e amigas no Senhor:
Saudações do Centro de Espiritualidade Loyola, em San Miguel, Argentina. Reunimo-nos convocados pela missão comum e pelo Senhor da messe. Há 25 anos, os provinciais se reúnem como comunidade que impulsiona a missão jesuítica na região. Somos profundamente gratos por tanto dom recebido no que vocês fazem em todo o nosso território.
Desejamos agradecer a hospitalidade e acolhimento da Província ARU, que nos facilitou a tarefa e nos permitiu conhecer melhor sua missão e o contexto em que a realizam.
Da mesma forma, estivemos atentos ao Haiti. Seu superior regional, Jean Dennis SJ, se fez presente através de uma nota em que nos comunicou sua situação e luta pela esperança.
Estes dias se concentraram principalmente na deliberação sobre nossa missão comum, seu planejamento e o cuidado de quem a leva adiante impulsionados pelo Espírito. Tivemos tempo para algumas considerações específicas: A normativa sobre pobreza religiosa com a participação do Pe. Jeerakassery SJ, ecônomo geral; A Rede de Oração do Papa com a participação de Frédéric Fornos SJ, Bettina Raed e Cristóbal Fones SJ; Uma apresentação de Agbonkhianmeghe E. Orobator, S.J. Decano da Jesuit School of Theology-Santa Clara University; E a reflexão sobre o trabalho que fazem nossos centros de espiritualidade e sua articulação regional.
Mas como lhes dissemos no início, foi a missão comum na região, seu planejamento e organização, o tema central do nosso encontro no âmbito do 25º aniversário da Conferência de Provinciais. Foi-nos apresentada uma avaliação em torno dos três eixos fundamentais:
- A experiência espiritual, principalmente no acompanhamento de comunidades diversas em sua vivência dos Exercícios e outras iniciativas pastorais.
- A amizade social, tanto acompanhando as comunidades e grupos mais golpeados, como no esforço de incidência por uma cidadania consciente e comprometida.
- A formação integral em um contínuo educativo que abrange desde a primeira instância educativa até a educação superior e a formação ao longo da vida.
São as prioridades do nosso projeto apostólico comum e, com diversas formulações e meios, atravessam os planejamentos apostólicos das províncias. Especificamente, foi solicitado ao delegado de Formação da CPAL apresentar uma proposta de processo de discernimento sobre a formação dos jesuítas na Região.
Também abordamos a organização e valorização das articulações lideradas pela própria Conferência de Provinciais (como redes e outros grupos de trabalho). Acreditamos que estas contribuem para três objetivos:
- Fortalecer na identidade e missão jesuítica das instituições locais;
- A resposta com um só coração à missão supraprovincial;
- A deliberação sobre a reestruturação do governo jesuítico na região.
Esperamos que um estudo encomendado à UNISINOS, do qual muitos de vocês participam, nos traga luz sobre o estado, a organização e os resultados dessas articulações.
Ao comemorarmos os 25 anos da CPAL, sentimos o chamado à ternura inteligente do Sagrado Coração, para continuar no discernimento dos sinais dos tempos que fazemos na Companhia de Jesus.
Provinciais Jesuítas da Companhia de Jesus em América Latina e Caribe
San Miguel, 10 de maio de 2024