É com profundo pesar que a Província dos Jesuítas do Brasil comunica o falecimento do Pe. Onofre Araújo Filho, SJ, ocorrido na manhã desta quarta-feira (20), em Belo Horizonte (MG). Aos 59 anos de idade, ele nos deixa após três décadas dedicadas à vida religiosa na Companhia de Jesus.
Nascido em 01 de abril de 1964, em Januária (MG), o Pe. Onofre iniciou sua jornada na Companhia ao ingressar no Noviciado Inácio de Azevedo, em Campinas (SP), no dia 10 de fevereiro de 1993. Professou os primeiros votos em 30 de janeiro de 1995, em Itaici, Indaiatuba (SP).
Após o noviciado, foi destinado para estudos de filosofia no Instituto Santo Inácio (ISI), atual Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), em Belo Horizonte, onde permaneceu de 1995 a 1997. Em 1998, colaborou no Centro de Espiritualidade Inaciana (Cies), em Brasília (DF), durante a etapa do Magistério. Retornou ao ISI em 1999, para os estudos teológicos e foi ordenado presbítero no dia 10 de agosto de 2002, na Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho, em Itaici, pela imposição das mãos de Dom Luciano Mendes de Almeida.
Sua trajetória incluiu a Terceira Provação em Puente Grande (México), na turma de 2004-2005, sob a orientação do Pe. Ramón Mijares Murphy, SJ. Sua incorporação definitiva deu-se com a celebração dos últimos votos no dia 04 de agosto de 2007, em Belo Horizonte.
A partir de 2003, Pe. Onofre desempenhou sua primeira missão como sacerdote, atuando como orientador espiritual e na pastoral de adultos do Colégio Loyola, em Belo Horizonte, permanecendo lá por seis anos. Durante os anos de 2007 e 2008, também serviu como superior da comunidade. No segundo semestre de 2009, foi designado para trabalhar como sócio do mestre de noviços, iniciando esta missão no Noviciado Inácio de Azevedo e continuando no Noviciado Paulo Apóstolo, em Cascavel (PR). Ele acompanhou o processo de unificação dos Noviciados em preparação para a criação da Província do Brasil e o encerramento das atividades em Campinas e Cascavel até 2013. Com a conclusão da unificação no Noviciado de Feira de Santana (BA), em 2014, Pe. Onofre foi destinado para Campinas, onde acompanhou a implementação do Programa MAGIS Brasil, trabalhando com jovens, além de auxiliar nas adaptações do Centro Inaciano da Juventude e da Casa Santo Inácio. Nesse período, ele acompanhou diversos grupos e assessorou a Comunidade de Vida Cristã de São Paulo (CVX-SP).
Em 2016, foi transferido para Salvador (BA), onde trabalhou como diretor do Serviço Inaciano de Espiritualidade (Sies), colaborou na pastoral da Igreja Santo Antônio da Barra e como referencial para a Espiritualidade na então Plataforma Apostólica Nordeste 2. No final de 2019, o sacerdote foi surpreendido com uma nova missão: trabalhar como prefeito da Igreja Santo Inácio no Rio de Janeiro (RJ).
Desde o ano passado, Pe. Onofre colaborava com atividades pastorais no Colégio Medianeira e atuava como reitor da Igreja do Rosário, em Curitiba (PR). O jesuíta estava visitando sua família, em Belo Horizonte, quando faleceu.
Pe. Onofre era conhecido por sua espiritualidade profunda e misticismo. Dotado de traços artísticos marcantes e grande criatividade, empenhava-se em trazer beleza para as liturgias e inquietar os corações na busca do sagrado. Homem sério e dedicado em suas responsabilidades, tinha um trato sereno e atencioso com as pessoas. Ele respondeu ao chamado do Cristo com amor e responsabilidade.
O velório acontecerá nesta quinta-feira (21), a partir das 8h, na Capela Santo Inácio da Faje, em Belo Horizonte. A missa será às 11h. E o sepultamento às 13h, no Cemitério Bosque da Esperança.
A Província do Brasil se solidariza com os familiares e amigos do Pe. Onofre.