É com profundo pesar que a Província dos Jesuítas do Brasil comunica o falecimento do Ir. Eugênio Valentim Kochhann, SJ, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 27 de outubro, em São Leopoldo (RS), aos 91 anos de idade.
Natural de Tupandi (RS), Ir. Eugênio ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em 27 de fevereiro de 1949, em Pareci Novo (RS), tendo passado antes pela Escola Santo Afonso, em São Leopoldo, onde concluiu os estudos secundários. Em 1959, fez sua Terceira Provação também em Pareci Novo.
Trabalhou em Florianópolis e em Pinheiral, ambas as cidades localizadas em Santa Catarina, entre os anos de 1952 e 1963, exercendo a função de auxiliar de cozinha, prefeito de limpeza, entre outras missões que lhe foram confiadas. De 1964 até 2010, atuou como auxiliar do curso primário, secretário, prefeito de disciplina e superintendente administrativo no Colégio Medianeira, em Curitiba (PR). Desde 2011, o religioso vivia na Comunidade de Saúde e Bem-Estar São José, em São Leopoldo, onde chegou a trabalhar na portaria. Em 2021, ele completou 72 anos de vida religiosa.
Irmão Eugênio era reconhecido por ser um homem tranquilo, sereno, social, bem identificado com a vocação religiosa, piedoso, trabalhador, dedicado, responsável, prudente, conciliador e observante.
A Província do Brasil se solidariza com os familiares do Ir. Eugênio, jesuítas e amigos. O corpo será velado na Comunidade de Saúde e Bem-Estar São José, apenas para os internos. Amanhã, 28 de outubro, haverá uma missa de corpo presente, às 9h, na Capela da Comunidade. O sepultamento acontecerá após a missa, no Cemitério dos Jesuítas, junto ao túmulo do Pe. Reus.