home

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Ademir Ferreira de Carvalho, SJ

É com profundo pesar que a Província dos Jesuítas do Brasil comunica o falecimento do Pe. Ademir Ferreira de Carvalho, SJ, ocorrido no último domingo (18), em Fortaleza (CE). Ele nos deixa aos 66 anos, dos quais 37 dedicados à vida religiosa na Companhia de Jesus.

Seu primeiro contato com os jesuítas foi em sua paróquia de origem no bairro Mustardinha, em Recife (PE). Aos 29 anos, ingressou no Noviciado Nossa Senhora da Graça, em Salvador (BA), em 07 de fevereiro de 1987. Após professar os votos do biênio, em 12 de fevereiro de1989, foi enviado para o Juniorado Padre Gabriel Malagrida, em João Pessoa (PB), onde permaneceu nos anos 1989 e 1990.

Depois, em Belo Horizonte (MG), o jesuíta realizou os estudos de Filosofia (1991-1993) e Teologia (1995-1998) no Instituto Santo Inácio (ISI) – atual Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) –, sendo que, entre uma e outra graduação, realizou o Magistério na Residência São Pedro Claver, no bairro Mondubim, em Fortaleza (CE), no ano de 1994.

Em 15 de novembro de 1998, ele foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos de Dom Aloysio Penna, SJ, em celebração realizada na Igreja Nossa Senhora de Fátima, anexa ao antigo Colégio Nóbrega, em Recife.

Após a ordenação, sua primeira missão foi na Comunidade Miguel Pró, também em Recife, onde permaneceu entre 1999 e 2004. Neste tempo, desempenhou as funções de ministro, vice-superior e vigário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Simultaneamente, trabalhou na Pastoral Universitária da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), foi membro da comissão de espiritualidade e coordenou a comissão de paróquias da antiga Província do Brasil Setentrional. De agosto de 2003 a março de 2004, o Pe. Ademir esteve no México para realizar a Terceira Provação.

Enviado a Fortaleza no ano de 2005, o Pe. Ademir retornou à residência São Pedro Claver e desempenhou a função de pároco na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Mondubim. Naquele ano, foi criada a Província do Brasil Nordeste e, nesta nova configuração, o jesuíta foi destinado para São Luís (MA), para exercer o ofício de pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, permanecendo ali de 2006 a 2010.

Foi na cidade de Russas (CE) que o Pe. Ademir permaneceu por mais tempo como missionário jesuíta, de 2011 a 2021. Por 11 anos ele, atendeu a população local como vigário na Paróquia Nossa Senhora do Rosário até ser destinado para a Residência Padre Miguel Pró, em Recife, no início de 2022. Desde essa data, ele colaborava na Paróquia São Vicente de Paulo. Nos últimos meses, sua saúde demandou cuidados e ele foi enviado à Comunidade de Saúde e Bem-Estar São Luiz Gonzaga, em Fortaleza, para um período de tratamento e, nesta manhã de 18 de fevereiro, foi encontrar-se definitivamente com o Senhor.

A alegria, expansividade, criatividade e dinamicidade foram marcas do seu viver. Sempre atento aos mais pobres e empenhando-se a estar próximo aos jovens, dedicou o seu ministério ordenado com entusiasmo e generosidade ao apostolado paroquial.

Seu velório será realizado nesta segunda-feira (19), a partir das 9h na Paróquia Cristo Rei, em Fortaleza. A celebração das exéquias será às 14h e, em seguida, o sepultamento ocorrerá no Cemitério Parque da Paz.

A Província do Brasil se solidariza com os familiares e amigos do Pe. Ademir.

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários