home

Diálogos Quaresmais: modos para viver o Tempo da Quaresma 

Diálogos Quaresmais chega trazendo reflexões profundas sobre este Tempo Litúrgico. A série de lives semanais, que estreou no dia 15 de fevereiro, acontecerá sempre às quintas-feiras, às 19h30, com condução do Ir. Davidson Braga, SJ, sócio do provincial. 

Esta é uma iniciativa conjunta da Rede Inaciana de Colaboração, Fé e Espiritualidade (Rede Servir) e do Magis BRASIL, com o apoio da Província dos Jesuítas do Brasil. Os Diálogos Quaresmais têm por objetivo dar subsídios aos participantes para melhor viverem este período de acordo com a orientação da Igreja.  

O convidado da primeira semana foi Pe. Laércio Lima, SJ, secretário para a Colaboração, Fé e Espiritualidade da Província dos Jesuítas do Brasil, que abordou o tema Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade, título da mensagem do Papa Francisco para a Quaresma deste ano.  

Pe. Laércio conduziu uma oração inicial, com base na leitura do primeiro domingo da Quaresma deste ano, Mc.1,12-15. Ele incentivou os espectadores a abrir suas Bíblias e mergulhar na reflexão “sobre qual espírito nos conduz” e colocou esse tempo como propício para alinhar-se com Cristo. 

Refletindo juntos, os jesuítas falaram sobre a importância desse período. “Todo ano tem Quaresma. A gente até aprende: 40 dias no deserto. E por que não 50? Por que não 60? Por que não 10? Precisamos entender esse tempo como tempo de conversão!”, comentou Pe. Laércio. Também conversaram sobre a mensagem do Papa e sua relação com a Campanha da Fraternidade deste ano, bem como sobre os três pilares para se viver a Quaresma: oração, jejum e caridade. Sobre os pilares, o Ir. Davidson ressaltou como a oração nos permite criar intimidade com Deus, mas também “esses outros movimentos de abnegação – o jejum tem a ver com isso, de tornar-se livre das coisas, de tudo o que é matéria e aproximar-nos de Deus”. 

Ao final da live, ambos leram alguns comentários deixados pelos participantes no chat e responderam perguntas, ampliando esse espaço de diálogo. 

Os Diálogos Quaresmais prometem ser uma oportunidade valiosa para aprofundar a fé, compreender o chamado à conversão e discernir as ações que podem transformar a vida pessoal e comunitária neste tempo litúrgico tão significativo para os cristãos.

A transmissão é realizada por meio dos canais oficiais da Província dos Jesuítas do Brasil, tanto no Instagram quanto no YouTube, permitindo que um amplo público possa se conectar e participar das reflexões espirituais. Além disso, para aqueles que não puderam assistir ao vivo, a gravação do encontro está disponível no canal do YouTube Jesuítas Brasil.

Os próximos encontros acontecerão nas seguintes datas: 22 de fevereiro | Oração: olhar para o alto. Como essa prática espiritual é fundamental para tornar-se íntimo de Deus

29 de fevereiro | Jejum: olhar para si. Tornar-se livre das coisas, do que é matéria e assim aproximar-se da pessoa de Jesus.  

07 de março | Caridade – olhar para o outro. Dar o que tenho e o que sou, encontrando, assim, a Deus em cada pessoa. 

14 de março | Reconciliação – um Sacramento do amor de Deus por nós.

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários