Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Albano Körbes, SJ

É com profundo pesar que a Província dos Jesuítas do Brasil comunica o falecimento do Pe. Albano Körbes, SJ, na manhã deste sábado (22/10), de causas naturais, aos 88 anos de idade, em São João do Oeste (SC). Filho de José Antônio Körbes e Catharina Josefina Schauren, ele nasceu em 09 de junho de 1934, em Arroio do Meio (RS). Aos nove anos e oito meses, mudou-se com a família para a Comunidade de Linha Ervalzinho, então pertencente a Itapiranga, hoje São João do Oeste, SC.

Permaneceu apenas três anos com a família em terras catarinenses, pois em 1947 ingressou no Colégio Santo Inácio de Salvador do Sul, Seminário Menor da Companhia de Jesus. Após a conclusão do Curso Colegial, aprovado para ser jesuíta, ingressou em 1956 no noviciado, localizado em Pareci Novo, então município de Montenegro (RS).

Depois do noviciado e juniorado, estudou filosofa e teologia em São Leopoldo no Colégio Cristo Rei, com o intervalo para a realização do magistério feito no Colégio Anchieta nos anos 1963-1965. Ainda durante a teologia, foi ordenado presbítero por Dom José Gomes no dia 07 de agosto de 1968 em Itapiranga. A terceira provação a fez em duas etapas: Recife (dez de 1971 a fev de 1972) e Itaici (dez de 1972 a fev de 1973), tendo por instrutor o Pe. Luciano Mendes de Almeida. Professou os Últimos Votos em 25 de agosto de 1974.

Dos 66 anos de vida religiosa, Pe. Albano Körbes dedicou 31 deles às casas de Formação de diferentes etapas, seja em Salvador do Sul (RS), no seminário em Florianópolis (SC), como sócio do mestre de noviços em Cascavel (PR) e no Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo (RS), tanto na época em que lá estava a Faculdade de Teologia como posteriormente, como diretor espiritual da Escola Santo Afonso (ESA). Destaco que a ele foi confiada a missão de encerrar as atividades dos escolásticos em São Leopoldo e de transferi-los para Belo Horizonte (MG), onde ele foi por dois anos ministro do ISI/CES, em 1982-1983.

Trabalhou também no Colégio Catarinense, onde esteve em duas oportunidades (1975 a 1978 e 1996 a 2001), e em Itapiranga, onde foi vice-diretor do IAESP – Sede Capela.

Mesmo durante o período em casas de formação, ele sempre atuou em paróquias, com destaque para o trabalho de Pároco na Paróquia Santo Inácio, em Cascavel (PR), que ele conjugou com a missão de sócio de mestre de noviços. A partir de 2002 foi seu maior período de trabalho em paróquias, sobretudo na região de Itapiranga. Passou pelas cidades de Tunápolis e de Iporã do Oeste, Itapiranga e São João do Oeste, onde estava atualmente.

A Província do Brasil se solidariza com os familiares do Pe. Albano Körbes, jesuítas e amigos.

Velório e Sepultamento

O velório do Pe. Albano Körbes ocorrerá no Centro de Pastoral da Paróquia São João Berchmans, em São João do Oeste (SC), a partir das 16h deste sábado (22).

Amanhã (23/10), às 15h, haverá a missa de corpo presente na Igreja Matriz de São João do Oeste. Em seguida, será o sepultamento no cemitério da Comunidade de São Gabriel de Ervalzinho, no interior do município.

 

Compartilhe

Últimas notícias