É com profundo pesar que a Província dos Jesuítas do Brasil comunica o falecimento do Pe. Gilberto Oliveira Versiani, SJ, ocorrido na manhã desta terça-feira (19), às 06h (horário de Brasília), na cidade de Montes Claros (MG). Ele nos deixa aos 66 anos, dos quais 36 dedicados à Companhia de Jesus.
Nascido em 14 de setembro de 1957, também em Montes Claros, o Pe. Gilberto iniciou sua jornada na Companhia de Jesus ao ingressar no Noviciado Inácio de Azevedo, em Campinas (SP), no dia 10 de fevereiro de 1987.
Prosseguiu sua formação com o Juniorado em João Pessoa (PB), no ano de 1989 e, em seguida, dedicou-se aos estudos filosóficos no Instituto Santo Inácio – ISI (atual Faje), em Belo Horizonte (MG), onde permaneceu até 1992.
Após concluir seus estudos de filosofia, foi designado para o magistério no Colégio São Luís, em São Paulo (SP), durante dois anos (1993 e 1994). No ano seguinte, regressou a Belo Horizonte para se aprofundar nos estudos de teologia no ISI. Foi ordenado presbítero em 01 de agosto de 1998, na Igreja de São Sebastião em Montes Claros (MG), por imposição das mãos de Dom José Maria Pires. Em 2000, realizou a Terceira Provação em São Leopoldo (RS) e fez seus últimos votos em 30 de janeiro de 2003 em Itaici, Indaiatuba (SP).
Após a ordenação, sua primeira missão foi no Colégio Loyola de Belo Horizonte, onde permaneceu de 1999 a 2002, contribuindo na pastoral e como orientador espiritual do Fundamental II. Prosseguiu seu trabalho na educação por mais uma década, passando pelo Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro (RJ), entre 2002 e 2004, e pelo Colégio Anchieta de Nova Friburgo (RJ), de 2005 a 2012, atuando inicialmente na pastoral, como assistente espiritual e superior da comunidade e, nos últimos anos, como diretor-geral do Colégio.
Em 2013, abraçou a missão na Amazônia, onde permaneceu até 2020. Inicialmente, em Santarém (PA), colaborou na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e como ministro da comunidade. De 2014 a 2018, fez parte do grupo de jesuítas que iniciou a missão da Companhia no Acre, atuando em Brasiléia (AC) como vigário e, posteriormente, pároco na Paróquia de Nossa Senhora das Dores. Diante do intenso fluxo migratório na região, mobilizou a Paróquia para a acolhida humanitária e foi membro da Equipe Diocesana da Pastoral da Mobilidade Humana, exercendo significativa articulação local e nacional na RedeMIR.
Seu último período na Amazônia foi em Porto Velho (RO), nos anos 2019 e 2020, atuando como pároco da Paróquia Santa Luzia. Em 2021, foi designado como vigário na Paróquia Santíssima Trindade em Santa Luzia (MG), permanecendo lá até o início de 2023. Sentindo o chamado para estar mais próximo de sua família, especialmente diante da doença que acometia uma de suas irmãs, apresentou esse desejo ao provincial, que lhe concedeu um ano de licença para colaborar com a Arquidiocese de Montes Claros.
Apesar das circunstâncias delicadas com a saúde de sua irmã, Pe. Gilberto estava sereno e entusiasmado com sua colaboração na Arquidiocese. Em 01 de agosto, celebrou seu jubileu de 25 anos de ordenação sacerdotal na mesma igreja em que foi ordenado e, nos dias seguintes, iniciou seus serviços na Paróquia São Sebastião de Campo Azul (MG). Em pouco mais de um mês exercendo esse ministério, sofreu um acidente de carro e estava internado na Santa Casa de Misericórdia em Montes Claros desde então. Nos últimos três meses, uma rede solidária de familiares e amigos rezou por ele, acompanhando-o com orações e todo tipo de apoio. Aqueles que o visitaram relataram que ele estava sereno, apesar da gravidade de seu estado de saúde. Há sete dias, recebemos a triste notícia do falecimento de sua irmã Maria Ângela, e hoje ele foi encontrá-la novamente na casa do Pai.
Seu sorriso, sua alegria e sua voz serena serão lembrados por todos que conviveram com o Pe. Gilberto. Sempre generoso com as pessoas simples, os empobrecidos e as minorias, soube enfrentar as dificuldades da vida e demonstrar solidariedade em todas as circunstâncias.
A celebração de Exéquias acontecerá nesta quarta-feira (20), às 08h (horário de Brasília), na Paróquia Nossa Senhora de Montes Claros e São José de Anchieta, em Montes Claros (MG), com sepultamento em seguida.
A Província do Brasil se solidariza com os familiares e amigos do Pe. Gilberto.