home

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Raul Pache de Paiva, SJ

A Província dos Jesuítas do Brasil comunica com profundo pesar o falecimento do padre Raul Pache de Paiva, SJ, ocorrido ontem (10), às 12h45, no Rio de Janeiro (RJ). O jesuíta tinha 79 anos de idade e dedicou 61 anos à missão na Companhia de Jesus.

Ao finalizar o Segundo Grau (hoje, Ensino Médio) no Colégio Militar do Rio de Janeiro, em 23 de fevereiro de 1962, ele despediu-se de seus pais, Altamiro e Adelaide, e ingressou no Noviciado da Companhia de Jesus em Itaici, Indaiatuba (SP). Após dois anos, em 24 de fevereiro de 1964, professou os primeiros votos no mesmo local, permanecendo além por mais um ano, para realização do Juniorado.

De 1965 a 1967, ele fez a graduação em Filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em Nova Friburgo (RJ), onde permaneceu por mais dois anos para realizar o magistério no Colégio Anchieta. Em seguida, depois de uma breve experiência em Lisboa (Portugal), foi destinado para estudar Teologia no Colégio Máximo Cristo Rei, em São Leopoldo (RS), de 1970 a 1973. Entre o terceiro e quarto ano de Teologia, foi ordenado presbítero na Capela da Residência João XXIII, Rio de Janeiro, aos 30 de julho de 1972, por imposição das mãos de Dom Clemente Isnard.

Terminados os estudos teológicos, Pe. Paiva trabalhou brevemente como professor de Filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo (SP), até ser destinado para atuar como Prefeito de Estudos e Diretor da Pastoral no Colégio Anchieta de Nova Friburgo, entre 1974 e 1976. Neste período, realizou a terceira provação na Casa de Retiros Padre Anchieta (Carpa), no Rio de Janeiro e em Baturité (CE).

A função de Diretor de Pastoral foi exercida também no Colégio São Luís, em São Paulo (SP), por nove anos. Neste tempo, também foi orientador de alunos e Consultor. De 1986 a 1988, colaborou como Reitor do Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora (MG), até interromper os trabalhos em colégios para dedicar-se com mais tempo à escrita e ao apostolado dos Exercícios Espirituais.

Pe. Paiva foi redator da Revista Itaici e membro do Centro de Espiritualidade Inaciana (CEIItaici), de 1989 a 1993. Este período foi interrompido brevemente, em 1994 e 1995, para atuar como Assistente Nacional da Asia (Associação de Antigos Alunos da Companhia de Jesus) e diretor da Carpa, no Rio de Janeiro. Tempo em que foi orientador espiritual de alunos e colaborador no Projeto Loyola. Porém, sem jamais deixar de orientar Exercícios Espirituais.

Em 1996, voltou a Itaici, onde permaneceu até 2007. Neste tempo, além de retomar todas as atividades com a Casa de Retiros, o CEI e a Revista Itaici, manteve-se como Assistente Eclesiástico da Asia, coordenou o Setor de Espiritualidade da antiga Província Brasil Centro-Leste (BRC), entre 2001 e 2007, e foi coordenador dos Centros Loyola de Fé e Cultura, de 2006 a 2007. No ano seguinte, foi destinado para a Residência do Colégio São Francisco Xavier, em São Paulo, quando começou a colaborar como diretor da revista mensal Mensageiro do Coração de Jesus. Nessa época, ele começou a revista eletrônica caminhandocomele.com.br, na qual se encontram muitos dos seus escritos e reflexões.

De 2017 a 2021, o Pe. Paiva voltou a compor a Residência do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora, exercendo os ministérios próprios do sacerdócio e atuando como escritor, acompanhante espiritual e pregador de retiros. Seguiu desempenhando estas funções até há poucos dias a partir da Comunidade Padre Leonel Franca, no Rio de Janeiro, da qual era membro desde 2021. O Cristo que o sustentou desde os primeiros anos de noviciado, o acolheu definitivamente neste dia da Festa do diácono e mártir São Lourenço.

O velório foi nesta sexta-feira (11), no Espaço Francisco, junto à residência da Comunidade Padre Leonel Franca (Rua Marquês de São Vicente, 389, bairro da Gávea, Rio de Janeiro), com missa às 11h. Em seguida, aconteceu o sepultamento no Cemitério São João Batista (R. Gen. Polidoro, 245, Botafogo, Rio de Janeiro).

A Província do Brasil se solidariza com os familiares e amigos do Pe. Paiva.

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários