Ir para o conteúdo

home

Instagram Facebook Youtube
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Serviço de Cuidado e Proteção
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Colaboração, Fé
    e Espiritualidade
  • Nossa
    Vida-Missão
  • Educação
  • Paróquias, Igrejas,
    Santuários e Capelanias
  • Justiça
    Socioambiental
  • Juventude
    e Vocações
  • Patrimônio
    Histórico e Cultural
  • Preferência
    Apostólica Amazônia
  • Podcasts
  • Agenda

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Spártaco Francesco Ciccotti, SJ

  • Postado em: 6 de dezembro de 2022

É com profundo pesar que a Província dos Jesuítas do Brasil comunica o falecimento do Pe. Spártaco Francesco Ciccotti, SJ, às 21h45 de ontem (05/12), aos 98 anos de idade, em São Paulo (SP). Mais conhecido como Pe. Sparta, o jesuíta nasceu em 18 de fevereiro de 1924, em Taranto, região da Puglia (Itália), onde realizou os estudos básicos, sendo primário em sua cidade natal e em Potenza; e o secundário em Bari, no Colégio dos Jesuítas.

Em 11 de setembro de 1939, ingressou no Noviciado da Companhia de Jesus e emitiu os Primeiros Votos em 12 de setembro de 1941. Fez o Juniorado de três anos, entre 1941 e 1944. Cursou Filosofia no Aloisianum, instituto filosófico dos jesuítas em Gallarate (Itália), de 1945 a 1950. No período correspondente ao Magistério, o jesuíta fez um doutorado em Filosofia e outro em Letras nas cidades italianas de Lecce e Bari. Em San Luigi, Nápoles (Itália), cursou Teologia (1950-1954), sendo ordenado presbítero em 12 de julho de 1953, na mesma cidade. A Terceira Provação ocorreu em Florença (Itália), entre 1956 e 1957, e os Últimos Votos em 15 de setembro de 1958.

Após o término de sua formação na Companhia de Jesus, Pe. Spártaco tornou-se um andarilho missionário. Viveu pelo menos sete anos, de 1958 a 1965, na Zâmbia, país do continente Africano. Em 18 de março 1966, veio para o Brasil, desembarcando na Amazônia, passando pela cidade de Belém e pela Ilha de Marajó (1966- 1967), ambas no estado do Pará.

Entre os anos 1968 e 69, o jesuíta percorreu o Nordeste, indo de Fortaleza (Ceará) a Salvador (Bahia), passando por Pernambuco. A experiência rendeu como fruto A Dança dos Orixás, obra que alcançou grande repercussão em vários meios do Brasil. A partir de 1970, Pe. Spártaco passou a maior parte de sua história em São Paulo (SP), com períodos menores no Rio de Janeiro (RJ) e algumas incursões pela região Sul do país.

A sua atividade pode ser dividida em dois períodos: o prémanzoniano e o manzoniano. Ou seja: por volta de 1978, Pe. Spártaco teve a intuição de que a obra I Promessi Sposi (Os Noivos, em português) – do poeta, romancista e filósofo italiano Alessandro Manzoni – poderia exercer sobre a cultura brasileira influência análoga à dos Clássicos na cultura Europeia, concretamente sobre a violência e os homicídios. Ele próprio fizera a experiência de usar a história do livro na reabilitação de encarcerados, com muito sucesso, segundo ele.

Desse momento em diante, todos os seus esforços centraram-se na elaboração de uma nova tradução da obra de Manzoni, constituindo para isso o Instituto Brasileiro de Estudos Manzonianos. A longa duração do trabalho de tradução e sua persistência, por vezes, lhe trouxeram embates para consecução de espaço e recursos. Mas a tão sonhada publicação em português de se deu em 2021, por Edições Loyola.

Paralelamente a esse trabalho de tradução, Pe. Spártaco deu cursos sobre Manzoni e a sua obra, escreveu artigos, além de empreender a produção de um livro em italiano sobre José de Anchieta. Intelectual de vasta curiosidade, o jesuíta ainda validou seus títulos italianos na Universidade de São Paulo (USP), vasculhou bibliotecas, acompanhou jornais e revistas nacionais e estrangeiras.

Aos 84 anos de idade, ele decidiu tornar-se plenamente brasileiro, conseguindo a naturalização em novembro de 2008. Desde 2013, o jesuíta vivia na Comunidade de Saúde e Bem-Estar Nossa Senhora da Estrada e levava um ritmo regular de trabalhos e atividades.

A Província do Brasil se solidariza com os familiares do Pe. Spártaco, jesuítas e amigos.

Velório e sepultamento

O velório do Pe. Spártaco ocorrerá hoje (06/12) na Capela do Santíssimo Sacramento, na Rua Divinópolis, 545, na Vila Brasilina (São Paulo/SP). Às 15h, será realizada a missa com o corpo presente. O enterro será, às 17h, no Cemitério Santíssimo Sacramento, Av. Dr. Arnaldo, 1200, bairro do Sumaré, em São Paulo (SP).

Compartilhe

AnteriorAnteriorPasso a Pensar: O Amor é sempre um Advento
PróximoColégio Diocesano se declara como unidade educacional antirracistaPróximo

Últimas notícias

Nota de pesar pelo falecimento do Pe. Valdivino Teixeira de Carvalho, SJ

Comunidade da Unicap celebra Missa de Natal em clima de despedida ao reitor Padre Pedro Rubens

Universidades jesuítas: promovendo uma missão compartilhada de transformação social

Comentários

  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Exercícios Espirituais
  • Seja um Jesuíta
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas
  • Quem Somos
  • Preferências Apostólicas

Siga nossas redes sociais

Instagram Facebook Youtube

Jesuítas do Brasil © 2024 | Todos os direitos reservados