A Orquestra Unisinos Anchieta apresenta, no dia 13 de novembro, a ópera A Flauta Mágica, em São Leopoldo (Anfiteatro Pe. Werner, Unisinos), a partir das 20h. O mesmo espetáculo acontece também em Porto Alegre (Theatro São Pedro), em 16 e 17 de novembro, às 21h e 18h, respectivamente.
A Flauta Mágica é a última ópera escrita por Wolfgang Amadeus Mozart, que morreria pouco mais de um mês depois da estreia, em 1791. A estória se passa em um Egito antigo imaginário. Nela, os principais personagens, Tamino e Pamina, enfrentam as difíceis provas do ritual de iniciação impostas pelos membros do Templo da Sabedoria, que testam seu amor e sua persistência. Ao final, o jovem casal triunfa seguindo a orientação do sumo sacerdote Sarastro, personificação da sabedoria e do bem, e escapa das artimanhas da maléfica Rainha da Noite, que é derrotada pelos poderes da luz. Essa ópera encerra uma rica simbologia e faz referência aos ideais de fraternidade, virtude, sabedoria e amor.
Os espetáculos da Orquestra Unisinos Anchieta têm promoção do SESC/SL e financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com patrocínio também do Bradesco Seguros, Lojas Renner, Tramontina e Bettanin, além de apoio cultural da HSS Informática, Impressos Portão e Bergerault France.
Ficha técnica
Elenco
Carla Domingues (Rainha)
Juremir Vieira (Tamino)
Elisa Machado (Pamina)
Carlos Rodriguez (Papagueno)
Elisa Lopes (Papaguena)
Ricardo Barpp (Sarastro)
Francisco Amaral (Monostatos)
Andiara Mumbach (Dama 1)
Clarisse Diefenthaler da Rosa (Dama 2)
Rose Carvalho (Dama 3)
Pedro de Oliveira (Mozart)
Coral Porto Alegre
Coordenação geral: Evandro Matté
Direção cênica: Malu Gurgel
Produção executiva: Alexandre Ostrovski
Consultoria artística: Max Uriarte
Pianista de ensaios: Max Uriarte
Criação de figurinos: Anderson Souza
Criação gráfica: Agexcom Unisinos
Cenografia: Jorge Claro
Assistentes de produção: David Castro / Cinara Beineke
Divulgação: SESC / Unisinos / Colégio Anchieta
Coordenação Administrativa: Ana Cristina Froner
Fonte: Unisinos