home

Os arquivos jesuítas e a Segunda Guerra Mundial

Em 27 de fevereiro, o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos e a Fondazione Polanco ETS assinaram um acordo de cooperação para digitalizar e compartilhar materiais de arquivo dos arquivos jesuítas da Segunda Guerra Mundial. Esses documentos serão disponibilizados também para o Yad Vashem, em Israel, parceiro do Museu neste projeto.

Os materiais, preservados pelo Archivum Romanum Societatis Iesu (ARSI), permitirão avanços na digitalização dos arquivos da Igreja Católica desse período. O acordo visa promover pesquisa acadêmica e preencher lacunas na compreensão histórica.

Esse projeto reflete a importância da colaboração internacional, abrindo novas possibilidades para pesquisadores de diversas áreas. O acervo digitalizado estará disponível para estudo na sala de leitura do Museu em 2025.

Sobre o ARSI

O Archivum Romanum Societatis Iesu é responsável pela preservação dos registros históricos da Companhia de Jesus. A assinatura do acordo foi possível graças à abertura recente dos documentos referentes ao pontificado de Pio XII (1939-1958).

Para mais informações:

Museu Memorial do Holocausto dos EUA: www.ushmm.org
Yad Vashem: www.yadvashem.org
Para detalhes sobre o ARSI, visite arsi.jesuits.global

Fonte: Jesuits.Global

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários