Líderes de importantes instituições culturais do Centro Histórico de São Paulo, incluindo o Pateo do Collegio, a Caixa Cultural, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, a Fundação Theatro Municipal de São Paulo e o Museu da Bolsa do Brasil, uniram forças para promover a revitalização e preservação desse território. Por meio do recém-formado Núcleo de Instituições Culturais do Centro Histórico de São Paulo (Nicho), eles lançaram um manifesto em defesa do patrimônio imaterial da região.
O manifesto, intitulado Da aldeia à metrópole, as raízes da história de São Paulo passam pelo centro!, destaca a importância do centro da cidade como o coração da história paulistana. O documento enfatiza que o centro é o ponto de convergência para milhões de cidadãos todos os dias, sendo o local de nascimento de inúmeros sonhos e um marco zero emblemático.
O Nicho se compromete a liderar ações de transformação, ocupação e ativação do Centro Histórico de São Paulo. O objetivo é garantir que todos os cidadãos se sintam seguros e confortáveis ao explorar livremente as belezas do patrimônio cultural e da memória da cidade.
A publicação deste manifesto é um passo importante na articulação de esforços para preservar e revitalizar o Centro Histórico de São Paulo, mantendo vivas as raízes históricas da cidade e garantindo que seu legado continue a inspirar as gerações futuras.
Para ler o manifesto na íntegra, acesse: https://bit.ly/3ZyCIoe