Você estava com saudades das festas juninas? O que a alegria destas celebrações provoca em nós? Para auxiliar nessa reflexão, o Passo a Pensar traz um trecho do texto Ai, meus ricos santos populares, do cronista português Emanuel António Dias.
O autor fala dos retornos e provoca a memória da falta que fizeram os festejos populares, os encontros, a alternância entre trabalho e festa, entre esforço e descanso. Como você viveu esta ausência das festas? O que aprendeu com este tempo de jejum celebrativo?
O cronista português também reflete sobre o encanto dos pequenos milagres que acontecem nas festividades juninas: boa disposição, relações, partilhas. Ele vê em tudo isso uma proximidade entre o céu, a Terra e um modo cotidiano, corriqueiro, de nos fazer experimentar algo da alegria do Evangelho, da alegria de Deus. Você vê essas festividades desta maneira? Sabe valorizar a alegria e o descanso?
Com a locução de Lucimara Trevizan e Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ, o podcast é uma produção da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).
Ouça: https://www.imissio.net/artigos/49/4751/ai-meus-ricos-santos-populares/