home

Professora da PUC-Rio ganha prêmio científico na Grã-Bretanha

A professora Agnieszka Latawiec, do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), foi agraciada com o The Royal Society Newton Advanced Fellowship Award, prêmio científico oferecido pela Coroa Britânica.

É a primeira vez que um professor de uma instituição brasileira recebe a honra. Agnieszka é bacharel em Engenharia Ambiental e Mestre em Proteção Ambiental, atua como diretora-executiva do Instituto Internacional Para Sustentabilidade (ISS) e é professora associada da Faculdade de Produção e Engenharia de Energia da Universidade de Agricultura de Cracóvia, na Polônia.

Ela foi reconhecida pelo estudo que analisa os dados do solo brasileiro e propõe formas de os agricultores e políticos o avaliarem e destinarem recursos a ele. “É uma grande surpresa e honra receber esse prêmio. Aplicamos pela primeira vez para um prêmio tão concorrido e pensamos que essa provavelmente seria a primeira tentativa de várias”, afirmou a pesquisadora, que receberá um financiamento de cerca de 67 mil libras (por volta de R$ 354 mil) do Fundo Newton para desenvolver seu estudo.

O valor permite ainda que a doutoranda Aline Rodrigues, também do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, desenvolva sua pesquisa em parceria com institutos de pesquisa ambiental como a School of Enviromental Sciences, University of East Anglia, universidades de Cambridge e Aberdeen.

“Organizaremos oficinas tanto científicas voltadas para pesquisadores, como técnicas para produtores, para mostrar a importância da ciência de solo para a funcionalidade dos nossos ecossistemas, cadeia de alimentação e manejo da terra sustentável”, explica Latawiec. “O projeto pretende também demonstrar o valor monetário do solo e destacar quanto dinheiro todos nós perdemos cada vez que o solo se torna degradado por causa do tratamento inadequado”, afirma.

 

Fonte: Revista Galileu (revistagalileu.globo.com)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários