home

Publicação de ex-alunos da PUC-Rio é a mais adotada em escolas públicas

Sociologia em Movimento (Editora Moderna), primeiro livro didático de Afranio Silva, Rodrigo Pain e Thiago Esteves, ex-alunos de Ciências Sociais da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), teve sua segunda edição novamente aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, do Ministério da Educação (MEC). A seleção da primeira edição ocorreu em 2015.

Obra mais adotada pelas escolas públicas de todo o Brasil, no PNLD 2015, Sociologia em Movimento é reconhecida por seu diálogo constante com a atualidade e elogiada por propor uma abordagem que conecta o cotidiano às teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, sendo considerada ideal para o ritmo de sala de aula. A partir de recortes da realidade, o livro busca estimular a construção de um conhecimento coletivo em que os saberes e as práticas de professores e alunos são constantemente favorecidos. “Quando começamos este trabalho, a ideia de escrever um livro didático de Sociologia já fazia parte dos projetos de alguns de nós havia mais de uma década”, observou Afranio.

Segundo Rodrigo, com a formação, há oito anos, de um grupo de professores atuantes na rede pública e em escolas privadas do estado do Rio de Janeiro, iniciou-se o processo de construção coletiva que resultou na obra. Para Thiago, a parceria com a Editora Moderna e o contato frequente com os editores, além do debate interno ao grupo, foram fundamentais à concretização do projeto.

[..] livro busca estimular a construção de um conhecimento coletivo em que os saberes e as práticas de professores e alunos são constantemente favorecidos.

Entre as qualidades destacadas em relação à publicação dos ex-alunos da universidade estão a valorização dos clássicos da Sociologia, em que grandes nomes da disciplina aparecem em quadros especiais que incrementam o conhecimento e conectam conceitos e informações apresentados até então; o programa de atividades diversificado, em que atividades de diferentes tipos realizam um forte trabalho de sistematização e revisão dos conceitos, além de desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação, construção do pensamento e trabalho coletivo; e a preocupação com o desempenho dos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em que seções foram pensadas para desenvolver competências e habilidades exigidas no exame e preparar os alunos para esse importante desafio.

Segundo a Editora Moderna, a segunda edição apresenta aberturas de unidade atualizadas com novos elementos e imagens que remetem a temas do cotidiano da turma. A seção Primeiras palavras foi totalmente atualizada e traz uma notícia no início do capítulo para introduzir o conteúdo que será trabalhado, além de atividades de fixação, de vestibulares e do Enem. Foram inseridas 10% a mais de questões e ampliação de todas as seções de exercícios.

O Programa Nacional do Livro Didático tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores, por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o MEC publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

Folheie o livro Sociologia em Movimento aqui!

Fonte: PUC-Rio (Rio de Janeiro/RJ)

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários