O Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) firmaram um convênio com o objetivo de resgatar a reflexão sobre as escolas e a sociologia da educação. A primeira ação da parceria será um seminário, marcado para o dia 26 de abril, em que serão apresentados cinco projetos de pesquisa contemplados pela chamada “Pesquisa e desenvolvimento de instrumentos de avaliação de competências da educação básica”, sendo dois da PUC-Rio.
Na opinião do professor Marcelo Burgos, da PUC-Rio, à frente da parceria, a ligação com a UFJF firmada é um desdobramento inevitável da própria realidade brasileira. Ele explica que, nos últimos anos, o acesso à escola no país foi ampliado, mas a qualidade do ensino não acompanhou o novo número de vagas nas instituições. “A maneira de educar as novas gerações é uma grande preocupação do projeto já que a valorização da escola é importante para a democracia brasileira”, afirmou.
Outros objetivos da parceria são promover avanços na produção de conhecimento entre sociologia e educação, área ainda pouco estudada, e despertar na PUC-Rio mais interesse por esse ramo de pesquisa. O professor ressalta que muitos cursos das Universidades educam futuros professores para o Ensino Médio, sendo assim, deve-se ter um esforço coletivo para que a escola seja o centro das preocupações dos docentes e pesquisadores.
O laboratório do CAEd/UFJF no Rio de Janeiro será utilizado como base de dados para os envolvidos no projeto. Ainda assim, em breve professores cariocas visitarão a cidade de Juiz de Fora para conhecerem melhor o trabalho de análise de itens de pesquisa. Da mesma forma, a PUC-Rio já recebeu três alunos mineiros de doutorado. O intercâmbio de docentes e alunos do projeto entre as universidades será frequente.
Fonte: PUC-Rio