home

Revista do Colégio São Luís tem edição comemorativa pelos 80 anos do Ensino Médio Noturno

A 33ª edição da Revista Pilotis do Colégio São Luís, de São Paulo (SP), relata o quão transformador e importante tem sido o Ensino Médio Noturno (ENM) ao longo dos seus 80 anos de existência, comemorados em 2023.

No editorial, o diretor geral, Pe. Edison de Lima, SJ, e a coordenadora pedagógica do EMN, Fatima Aparecida Ribeiro, refletem sobre a origem e a missão do Ensino Médio Noturno, sublinhando a importância do atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica como uma forma de garantir-lhes o direito a uma educação de qualidade. Ao avançarem na leitura da revista, os leitores encontrarão textos que oferecem uma visão da história e da constituição do EMN. Além disso, há um artigo sobre o EMN enquanto projeto concretizador, no Colégio São Luís, do Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA) da Companhia de Jesus, uma resposta dos jesuítas à demanda social por uma educação inclusiva.

A edição também explica como o Ensino Médio Noturno executa uma proposta de ensino que extrapola o currículo básico com atividades que, indo além das aulas regulares, estimulam e desenvolvem competências essenciais para a formação de cidadãos globais, bem como oferecem espaços de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e comprometimento social. Para dar voz às pessoas beneficiadas, a revista compartilha o relato de antigos alunos que, impulsionados pela experiência no CSL, puderam alçar voos internacionais. Também contam suas histórias duas mães que estudaram no EMN e, anos depois, inscreveram suas filhas para que tivessem a mesma oportunidade.

A publicação se encerra com foco nos educadores, que são a espinha dorsal do EMN. Cada um deles pôde escrever algumas palavras sobre a experiência pessoal e profissional de ser um educador do Noturno, afinal, como disse Pe. Edison de Lima, SJ, “esta revista comemorativa também é uma forma de agradecer e eternizar todos os educadores que, a começar pelo Ir. Olavo, nos precederam e se dedicaram à construção dessa missão educativa chamada Ensino Médio Noturno”.

Leia a edição aqui.

Fonte: Colégio São Luís

Compartilhe

Últimas notícias