home

Sares compõe equipe organizadora da Campanha da Fraternidade 2024

Nas últimas semanas, a Arquidiocese de Manaus (AM) promoveu encontros como parte da preparação para a Campanha da Fraternidade 2024, evento anual organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Integrantes da Equipe Organizadora da Campanha lideraram formações em áreas missionárias e paróquias, marcando o início de um período de estudos do texto base. A iniciativa conta com a participação do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares).

Sob a orientação de Mercy Soares, educadora social do Sares, e Núbia Gonzaga, membro da Equipe de Formadores da CF da Arquidiocese de Manaus, cerca de 50 participantes mergulharam nas reflexões propostas para a CF 2024 no último dia 10 de fevereiro.

Durante a formação, os participantes foram convidados a relembrar as temáticas das 60 Campanhas da Fraternidade anteriores, abrindo espaço para partilhas sobre as experiências que deixaram marcas significativas em suas vidas.

Sobre a CF 2024

A Campanha da Fraternidade, que teve início em 1962 no Rio Grande do Norte, tem como objetivos permanentes despertar o espírito comunitário e cristão, educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora em prol de uma sociedade justa e solidária.

A abordagem deste ano se baseou no método Ver, Iluminar e Agir. No ‘ver’ foram destacadas as causas das fissuras político-sócio-econômicas; no ‘iluminar’, a fraternidade foi ressaltada como valor fundamental para o convívio social, à luz do evangelho. O momento ‘agir’ apresentou pistas para uma vivência social mais ampla, convidando a estender as fronteiras da amizade para além do espaço geográfico.

Inspirada na encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, a CF 2024 oferece diretrizes valiosas sobre como superar a intolerância por meio da escuta ativa e do diálogo respeitoso. Destaca a importância de tratar todos com dignidade, independentemente de diferenças, para construir pontes ao invés de muros.

Participação do Sares

Representando o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), a Educadora Social, Mercy Soares, compartilha sobre a importância da realização deste trabalho: “É um momento ímpar participar dessas formações para a equipe de multiplicadores da Campanha da Fraternidade, desta em especial que completa 60 anos de realização em âmbito nacional”.

Ela ressalta os principais pontos abordados pela Campanha como primordiais para “identificar as situações que geram divisões entre as pessoas; resgatar o respeito nas relações; e buscar mudanças para uma sociedade justa, fraterna e solidária”.  E conclui: “Todos os pontos reforçam que há sempre esperança no fortalecimento da unidade naquilo que nos é comum”.

Fonte: Paam

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários