home

Secretário executivo da RJE defende dissertação de mestrado sobre Governança e Gestão de Redes Educacionais

Na tarde de quinta-feira, 14 de março, aconteceu a defesa da dissertação de mestrado,  do secretário executivo da RJE, Pedro Risaffi, no Mestrado Profissional em Gestão Educacional (Unisinos). Sob a orientação do Prof. Dr. Artur Jacobus, vice-reitor da Unisinos e integrante do corpo docente do Mestrado Profissional em Gestão Educacional da instituição, Risaffi abordou o tema Governança e gestão de redes educacionais: o impacto da Rede Jesuíta de Educação Básica do Brasil.

A banca avaliadora foi composta pela Prof. Dra. Sandra Regina da Rocha Pinto,  coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Administração e Gerência da PUC-Rio, e pela Prof. Dra. Caroline Medeiros Martins de Almeida, professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional da Unisinos e participante do setor da Formação Docente, no Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação (Niaf), também da Unisinos. Ao responder ao problema de pesquisa Qual o impacto das práticas de governança e gestão da RJE?, Risaffi procurou analisar o processo de criação e consolidação da RJE, avaliar as principais práticas de governança e gestão que têm sido desenvolvidas em nível de Rede, analisar em que medida o pertencimento impacta no trabalho de diretores e demais profissionais em diferentes unidades educativas, e, por fim, propor ações de governança e gestão para potencializar o impacto positivo do trabalho em Rede nas instituições. 

A defesa contou com a presença dos assessores pedagógicos da RJE, Pe. Luiz Fernando Klein, SJ, a professora Ana Loureiro e o professor Juliano Oliveira, além de membros das equipes diretivas e demais educadores de outras unidades da Rede. “Eu espero que esse trabalho seja uma contribuição para marcar esses avanços conquistados nessa primeira década de existência da Rede e que possa inspirar os avanços futuros, novas conquistas e, quem sabe, até outras instituições que queiram trabalhar em Rede”, avaliou Risaffi.


Programa de Formação Continuada

A preocupação da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) em formar os educadores em novos horizontes teórico-práticos e no conhecimento da proposta pedagógica jesuítica se consolidou no Programa de Formação Continuada. Em 2016 a Unisinos e os colégios da RJE assinaram um convênio que originou a Especialização em Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeitos e contemporaneidade e o Mestrado Profissional em Gestão Escolar, cursos exclusivos para educadores da RJE. 

O Programa de Formação Continuada é uma oportunidade para que professores e profissionais não docentes ressignifiquem os tempos e espaços de aprendizagem integral, evidenciando sempre a excelência humana e acadêmica da comunidade educativa. Nesse sentido, possibilitar aos educadores aprendizagens pertinentes, que reverberam dentro e fora da sala de aula, é fundamental para o exercício de uma prática pedagógica com qualidade em um currículo evangelizador e com presença apostólica da Companhia de Jesus.

Já o Mestrado Profissional em Gestão Educacional (MPGE) completou dez anos em, 2023. Pioneiro na Região Sul do Brasil, o MPGE também desenvolve competências de gestão e liderança, a partir de uma abordagem interdisciplinar, além de proporcionar o aprofundamento de estudos para aprimorar uma gestão corresponsável e participativa das organizações educacionais.

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários