Entre os dias 05 e 09 de maio, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) Brasil realizou, em Brasília (DF), o primeiro encontro presencial de 2025 do Conselho Nacional. A reunião aconteceu no Centro Cultural de Brasília (CCB), obra da Companhia de Jesus, e reuniu a direção nacional, coordenadores dos escritórios e representantes das áreas de projetos, administrativo-financeira, recursos humanos, comunicação, mobilização e sustentabilidade.
Realizado presencialmente duas vezes ao ano, o encontro é um momento para alinhamentos estratégicos, institucionais, revisão de metas, avaliação de ações e aprofundamento da missão do SJMR Brasil.
A programação da semana incluiu momentos de mística conduzidos por diferentes participantes, partilhas entre o escritório nacional e as unidades, estudos sobre manuais e políticas institucionais, atualizações dos programas nacionais e novidades nas áreas de projetos, mobilização e comunicação. Houve também uma capacitação em Gestão de Projetos, ministrada pela equipe da Prismati.
Entre os temas abordados, estiveram o panorama financeiro da instituição, as políticas de proteção e cuidado, a atuação do SJMR em conselhos e comitês de políticas públicas e as propostas estratégicas para o biênio 2025–2026.
Entre os destaques da semana, esteve a celebração do primeiro ano de funcionamento do Centro de Atendimento em São Sebastião (DF), onde o SJMR realiza atendimentos semanais a migrantes e refugiados, em parceria com o projeto de extensão do curso de Relações Internacionais do Ceub, Balcão do Refugiado, e alunos do curso de Direito da UnB. O momento marcou o compromisso contínuo da instituição com o acolhimento e a integração de pessoas em situação de mobilidade humana.
Um dos destaques do encontro foi a celebração do primeiro ano de funcionamento do Centro de Atendimento em São Sebastião (DF), onde o SJMR realiza atendimentos semanais a migrantes e refugiados. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o projeto de extensão Balcão do Refugiado, do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário de Brasília (Ceub), e com alunos de Direito da Universidade de Brasília (UnB). O momento simbolizou o compromisso contínuo da instituição com o acolhimento e a integração de pessoas em situação de mobilidade humana.
A tradicional missa em ação de graças do Conselho foi celebrada pelo Pe. Jerfferson Souza, SJ, na quarta-feira (07), ao final do dia, no próprio CCB, reunindo todos os participantes em um momento de espiritualidade e renovação da missão.
O Conselho Nacional segue com seus encontros virtuais quinzenais e se prepara para a próxima reunião presencial, reafirmando o compromisso com uma atuação integrada, estratégica e em rede, a serviço dos migrantes e refugiados no Brasil.
Fonte: SJMR Brasil