home

Unicap realiza 2º Encontro de Pesquisa Filosófica em Ética e Linguagem

O Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco (PPGFIL Unicap) deu início, na manhã desta quarta-feira (29), ao 2º Encontro de Pesquisa Filosófica em Ética e Linguagem da Unicap. O evento tem como objetivo explorar as fronteiras do pensamento filosófico contemporâneo por meio de uma série de sessões de comunicação e rodas de conversa, oferecendo espaços para a troca de ideias e aprofundamento nas nuances da filosofia contemporânea.

Durante o encontro, professores, estudantes e ex-alunos da Unicap tiveram a oportunidade de explorar uma ampla variedade de temas, desde as Meditações sobre a ideia do mal em Santo Agostinho e Hannah Arendt, por Lidyane Carla Luz dos Santos, até a Exploração do conceito de justiça em Alasdair MacIntyre, por Sóstenis Moacir Moura da Fonseca. Além disso, temas como a Autonomia do sujeito moral em Kant, analisada por Rodrigo Victor de Souza Pereira, e a Análise comparativa das percepções de humanidade no diálogo platônico Fédon e na obra Metafísicas Canibais de Eduardo Viveiros de Castro, apresentada por Francisco das Chagas Souto Maior Coutinho de Amorim, enriqueceram ainda mais o debate.

O encerramento do 2º Encontro de Pesquisa Filosófica em Ética e Linguagem foi marcado pelo lançamento da nova edição do livro Ética Filosófica de Henrique Cláudio de Lima Vaz, realizado na quinta-feira (30). O evento foi conduzido pelo pró-reitor de Extensão da Unicap e coordenador do PPGFil, Prof. Dr. Pe. Delmar Cardoso, SJ, e pelo Prof. Dr. Karl Efken. A cerimônia também contou com a presença do Prof. Dr. Elton Vitoriano, SJ, da Profª. Drª. Cláudia Oliveira, do Prof. Dr. Marcelo Perine e da Profª. Drª. Maria Celeste de Sousa.

Fonte: Unicap

Compartilhe

Últimas notícias