home

Unisinos inaugura novo Espaço Memória Sacra

Ocorreu ontem (12/06), no Campus São  Leopoldo, a inauguração do novo Espaço Memória Sacra. Localizado ao lado da Capela Universitária, na Claraboia da Biblioteca, o espaço é o resultado de anos de coletas e salvaguarda de objetos de uso sacro provenientes das residências, colégios, paróquias e seminários jesuítas no Sul do Brasil. Com objetos da metade do século XIX e da primeira metade do século XX expostos, o local reúne parte da história da Companhia de Jesus.

O evento de inauguração iniciou às 17h e contou com um coquetel de abertura. Após, o professor da Escola de Humanidades e coordenador do curso de História, Jairo Rogge, subiu ao palco. O docente falou sobre a reabertura do espaço e como ele é importante para o projeto “Comunicar o Sentido do Sagrado: Arte Sacra, Cultura Missioneira e Paramentos Litúrgicos como Documentos Históricos, que tem o objetivo de qualificar os procedimentos de conservação, gestão e extroversão de suas coleções sacras sobre a guarda do Memorial Jesuíta e do Instituto Anchietano de Pesquisas”, destacou.

Depois, o coordenador e curador do Memorial Jesuíta Unisinos e Instituto Anchietano de Pesquisas, Pe. Felipe Soriano, foi chamado ao palco, onde explicou um pouco sobre o acervo do espaço: “Ao ultrapassar o portal do Memória Sacra Unisinos, percorremos quase 470 anos de história. Isto é, duas etapas de uma só narrativa que não foi interrompida. Que nosso olhar seja transpassado pelo sonho e ideal desses homens”, pontuou.

Também subiu ao palco o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, que lembrou da importância da Unisinos no município: “A memória e a história da Unisinos se confundem com a história de São Leopoldo. Cada vez que eu venho aqui na Universidade para ter um momento de recuperação e afirmação histórica, eu me sinto mais leopoldense e me sinto mais orgulhoso”, afirmou.Também subiu ao palco o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, que lembrou da importância da Unisinos no município: “A memória e a história da Unisinos se confundem com a história de São Leopoldo. Cada vez que eu venho aqui na Universidade para ter um momento de recuperação e afirmação histórica, eu me sinto mais leopoldense e me sinto mais orgulhoso”, afirmou.

Em seguida foi a vez da secretária de Cultura do Estado, Beatriz Araujo, que estava representando o governador Eduardo Leite e reiterou a importância do estado se preocupar com a cultura local: “É uma alegria muito grande estar Secretária de Estado da Cultura, fazendo parte de um governo que cuida de fato da cultura do Rio Grande do Sul. Nós temos feito investimentos históricos na cultura, investimentos esses que têm propiciado a realização de projetos como esse, um projeto de grande relevância para nossa memória”, destacou.

Por fim, o vice-reitor da Unisinos, professor Artur Eugênio Jacobus, subiu ao palco. “É com alegria que inauguramos esse novo Espaço Memória Sacra, que se viabilizou por meio de projetos financiados pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o Memorial Jesuíta Unisinos e o Instituto Anchietano de pesquisas”, ressaltou.

Após, o evento seguiu com o ato de descerramento da placa inaugural do Espaço Memória Sacra Unisinos. Na sequência, finalizou com a apresentação do local e abertura para visitação do público.

A inauguração do novo Espaço contou ainda com a presença do reitor, Pe. Sergio Mariucci.

Galeria de Fotos:


Fonte: Unisinos

Fotos: Crédito Rodrigo W. Blum

Compartilhe

Últimas notícias

Comentários