É com profundo pesar que a Província dos Jesuítas do Brasil comunica o falecimento do Pe. Guido Aloys Johannes Kuhn, SJ, acometido por um infarto fulminante na manhã deste domingo (25). Ele morava em Russas (CE), onde ajudava de maneira ativa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
Pe. Guido tinha 85 anos, era catarinense e ingressou na Companhia de Jesus em 28 de fevereiro de 1958, tendo sido ordenado em 1º de janeiro de 1972. Os últimos votos foram realizados em 10 de agosto de 1980. Estudou Filosofia e Teologia no Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo (RS) e era mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre 2000 e 2005, foi Superior Provincial da antiga Província Brasil Meridional (BRM), além de ter sido superior do Juniorado, em João Pessoa (PB). Trabalhou nos três colégios da região Sul do País (Medianeira, Catarinense e Anchieta) e, desde 2012, se dedicava às paróquias do interior do Brasil, atuando em Sinop (MT), até 2019, como vigário paroquial, diretor do Apostolado da Oração e Espiritual do Seminário Maior da Diocese.
Em novembro de 2018, Pe. Guido foi homenageado pela Unisinos com a medalha Santo Inácio de Loyola. “A merecida distinção acadêmica é uma forma de manifestar agradecimentos e reconhecimento pelas relevantes contribuições prestadas para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da Unisinos e por sua colaboração, participação e atuação relevantes no campo da Educação e Cultura, no exercício de suas funções, em especial como Provincial da Província Brasil Meridional e diretor-presidente da Associação Antonio Vieira (ASAV) em que, com sua confiança e liderança, apoiou e continua apoiando o desenvolvimento da Unisinos”, reconheceu o então reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, à época.
Em 2019, Pe. Guido recebeu da Câmara Municipal de Sinop (MT) o título de cidadão sinopense pelos serviços prestados à comunidade. A honraria foi proposta em 2016, quando trabalhava na matriz Santo Antônio, nas paróquias Todos os Santos, Nossa Senhora de Lourdes, nas pastorais universitárias, carcerária e no Apostolado da Oração. Também lecionou no seminário São João Maria Vianey, em Várzea Grande, na formação de futuros padres.
Como liderança jesuíta, Pe. Guido deixa saudades por onde passou, como Provincial e diretor-geral dos colégios do Sul, fazia questão de participar de entidades como a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), Sindicato do Ensino Privado (SINEPE-RS), por exemplo, por entender a importância da representatividade na educação. Foi diretor-presidente da Associação de Educação Católica do Rio Grande do Sul.
Era tido como um homem simples e generoso, com enorme capacidade de escuta e acolhida. Entre os professores se fazia presente nas atividades sociais e esportivas também, alimentando uma relação de proximidade e criando vínculos.
A Província do Brasil se solidariza com os familiares do Pe. Guido, jesuítas e amigos.
A missa de corpo presente será presidida pelo Bispo Diocesano de Limoeiro do Norte, Dom André Vital Félix da Silva SCJ, às 17h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Russas, onde está acontecendo o velório. Em seguida, um cortejo rumará ao Cemitério Municipal para o sepultamento.
A missa será transmitida pelo Facebook e pelo Canal do Youtube da Paróquia de Russas.